Festival Doces Palavras aberto nesta quarta-feira
Jhonattan Reis 19/09/2017 17:08 - Atualizado em 22/09/2017 16:04
Festival vai até domingo (24)
Festival vai até domingo (24) / Supcom
O prefeito Rafael Diniz abre, nesta quarta-feira (20), às 18h, a segunda edição do Festival Doces Palavras (FDP!), que acontece em Campos até domingo (24). A abertura oficial acontecerá às 18h, no Palco Lamparão — coreto principal da Praça Barão do Rio Branco (Jardim do Liceu). O evento contará com atividades no Liceu de Humanidades de Campos, Jardim do Liceu, Casa de Cultura Villa Maria, Câmara Municipal e Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle). O FDP! — que tem organização da Associação de Imprensa Campista (AIC), Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e Academia Campista de Letras (ACL) — ocorre a cada dois anos e une duas tradições campistas: literatura e produção de doces.
— Estamos fazendo um evento grandioso. Mesmo com toda a dificuldade financeira do município, não poderíamos deixar de realizar um evento como este. Este festival vai acontecer da melhor forma que a gente pode fazê-lo. Que a cultura possa ocorrer sempre na nossa cidade de forma livre e com transparência — comentou Rafael Diniz durante entrevista coletiva realizada na última semana.
A abertura oficial acontece às 18h, mas as atividades do FDP! começam já pela manhã. Às 9h, no Liceu, serão abertas as exposições permanentes. Haverá, ainda, no mesmo espaço, visita dos alunos do turno da manhã às exposições permanentes no Solar do Liceu, às 9h30; visita dos alunos a outros espaços envolvidos no festival, às 10h; apresentação do poema “Jardim do Éden”, de Antônio Roberto Fernandes, às 11h; visita dos alunos do turno da tarde às exposições permanentes no Solar e aos demais espaços envolvidos no FDP!, às 17h; e apresentação do Coral Musi-Canto, às 20h.
Na Câmara Municipal, haverá apresentação do coral da Escola Mário Barroso, às 9h, e visitação ao Corredor Histórico Cultural, às 10h. Na Emugle, terá a palestra “Desenho a bico de pena”, com José César Castro e Rodrigo Espinosa, às 11h, e a oficina “Técnicas básicas de confecção de livro artesanal”, com Fábio Botrel, às 15h.
No Coreto Lamparão (praça), haverá, além da abertura oficial com o coral infantil da Escola Municipal Marlo Barroso, plantio de ipê, às 16h, e a apresentação “O samba une o que as cidades separaram: sambistas cariocas e campistas!”, do grupo Lamparões Musicais do Centro Cultural Marcelo Sampaio, às 21h.
O Espaço Judith Grossmann (Emugle), contará, às 19h, com debate sobre o tema “Compositores e poetas campistas do mundo do samba”, com Marcelo Sampaio e Oliver Almeida, tendo moderação de Ricardo Silva. No mesmo horário, mas no Espaço do Escritor, será lançado o livro “Um Amanhecer de Sol em Amor”, de Sol Figueiro.
Na Casa de Cultura Villa Maria, haverá duas atividades à tarde. Entre 14h e 17h, será aberta a exposição “Autores Campistas”. Às 15h, terá o “Manifesto Acadêmico-científico Villa-FDP! Uenf Resiste”.
No espaço Ruth Maria Chaves (Emugle), será realizado um panorama sobre o patrimônio histórico arquitetônico de Campos, com a palestrante Fernanda Fonseca Alvarenga, às 14h.
O Bar Vermelho (coreto menor do Jardim do Liceu) receberá, às 22h, os debatedores Carlos Vasquez e Artur Gomes, que falarão sobre o tema “Histórias do Bar Vermelho”, com moderação de Adelfran Lacerda.
Entre as atividades de amanhã (21) está o lançamento do livro “Ella e um Vira-Lata Romântico”, de Francisco Antonio Alves, às 18h, no hall da Câmara Municipal de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS