Desconcerto com Mariana Soares
Jhonattan Reis 15/09/2017 17:56 - Atualizado em 18/09/2017 15:10
Mariana Soares
Mariana Soares / Divulgação
“Desconcerto com Mariana Soares”, um show performático que une música, dança e circo contemporâneo, será apresentado neste sábado (16), às 20h, no Teatro Municipal Trianon, no Centro de Campos. O espetáculo apresenta o trabalho autoral da cantora e compositora Mariana Soares, com gênero MPB Experimental/Pop Emepebístico, e interpretações de canções consagradas da música brasileira. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro.
— Como a gente diz, “Desconcerto” é uma experiência multissensorial, porque a gente busca traduzir visualmente o que está sendo cantado, trazendo o circo e a dança, que são formas de causar estímulo e sensibilidade nas pessoas, para o espetáculo. Então, o público pode ver, ouvir e sentir através de todos os elementos visuais e sonoros que trazemos. A ideia é fazer as pessoas terem mais do que um show ou um entretenimento, mas terem uma experiência, serem levadas à reflexão.
Mariana Soares é acompanhada por sua banda, composta por Leonardo Peixoto (bateria/produção musical), Matheus Freitas (guitarra), Pedro Corrêa (baixo) e Felipe Andrade (teclados/synth/sampler). “Desconcerto” contará, ainda, com os artistas circenses Rennan Almeida e Vanessa Calado, e os bailarinos Diego Rosa, Leon Jackson e Mila Sepúlvida. A iluminação é de Dentinho Carvalho e sonorização de Tico Mendonça. As direções de criação, musical, de arranjos e geral são de Blendda Corrêa.
Esta será a terceira apresentação do espetáculo “Desconcerto”. A primeira aconteceu no Sesi Campos, em julho de 2015. “Foi um show muito feliz. Tivemos uma aceitação muito grande das pessoas. Os ingressos esgotaram”, comentou Mariana. A segunda vez que o público pôde conferir “Desconcerto” foi em junho de 2016, no Trianon.
— A gente sempre trabalha para fazer o melhor e, quando a gente escuta do público coisas do tipo “foi inesquecível”, vem o pensamento de que “tudo está valendo a pena”. Nesta edição de “Desconcerto”, vai ter lançamento de música nova e covers de canções que marcaram a nossa música brasileira e que, de alguma forma, trazem relevância para as nossas vidas, sempre colocando a nossa cara nos arranjos — falou a cantora, lembrando que novas músicas devem ser gravadas ainda este ano.
História — Cantora, compositora e “ajuntadora de poesias”, como ela define, além de pianista e violonista, Mariana Soares desenvolveu sua originalidade musical a partir de influências como Elis Regina, Maria Rita, Djavan, Tom Jobim e Chico Buarque. Aos poucos, acrescentou aos seus arranjos referências do cenário pop folk atual e pitadas de samba, jazz e elementos contemporâneos.
Campista, ela conta que foi morar em Vitória, no Espírito Santo, onde se formou em Engenharia Ambiental. No entanto, de volta a Campos, preferiu não exercer a função e investir em sua carreira profissional como musicista. Em novembro de 2014, lançou seu primeiro EP, “A Natureza te Grita”.
Uma de suas músicas mais marcantes, “Nariz do Palhaço”, compõe a trilha sonora do curta-metragem “A Menor Máscara” — com direção e roteiro de Alberto Vizoso —, que relata as dificuldades da vida circense. “Nariz do Palhaço” também garantiu Mariana nas finais do DMX Brasil 2015, festival pioneiro no Brasil e no mundo, voltado para a música digital. A canção levou a cantora ao top 3 da categoria New Talent, concorrendo entre mais de 900 artistas nacionais.
Em 2016, Mariana Soares lançou seu segundo EP, intitulado “Pé de Limão”. O single “Tracejo”, primeira faixa do “Pé de Limão”, foi composto com a cantora Lorena Chaves, referência no cenário nacional.
Mariana também atua como idealizadora do projeto cultural “Viração”, um festival que fomenta arte nos moldes de um evento gratuito e ao ar livre, com a participação de vários artistas e promovendo atividades como oficinas, trocas de livros e exposições.
O trabalho de Mariana Soares pode ser acompanhado nas redes sociais, como Facebook e Youtube.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS