FDP! vai lembrar escritores locais
- Atualizado em 15/09/2017 18:36
Jardim do Liceu
Jardim do Liceu / Supcom
Grandes talentos e referências em suas áreas de pesquisa Judith Grossmann, Antonio Roberto Fernandes, Ruth Maria Chaves de Oliveira Martins e José Cândido de Carvalho são os escritores campistas que dão nome aos espaços da 2ª edição do Festival Doces Palavras (FDP!). Os idealizadores do evento afirmam que um dos pontos principais do festival é garantir um foco maior na literatura campista e regional. O FDP! será realizado entre os dias 20 e 24 deste mês.
— Isoladamente, uma instituição e o próprio Poder Público não conseguem reconhecer todos os grandes nomes, nem lançar novos autores. Essa é uma das funções do FDP!, principalmente por sua características de ter sido realizado após reuniões com diversos grupos. Só assim todos os nomes tem espaço para aparecer. É preciso jogar luz no que está escondido e fortalecer nossa identidade cultural — comentou o presidente da Academia Campista de Letras (ACL), Hélio Gomes.
O presidente da Associação de Imprensa Campista, Vitor Menezes, ressalta que alguns homenageados fizeram carreira fora e, por isso, não são conhecidos no município. “A Judith, por exemplo, é uma das grandes referências na área de pesquisa literária do Brasil”, acrescentou.
Para definir a programação, a comissão organizadora do FDP! — formada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Superintendência municipal de Entretenimento e Lazer, AIC, ACL e representantes de diversos segmentos — tem mantido encontros desde o início do ano. O evento, que teve mais de 100 inscritos (entre lançamentos de livros e apresentações artísticas), ainda conta com o apoio da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Liceu, OAB/Campos e Câmara Municipal. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS