ANP e a expectativa dos leilões
16/09/2017 00:45 - Atualizado em 18/09/2017 15:17
Petróleo na bacia de Campos
Petróleo na bacia de Campos / Divulgação
No próximo dia 27 será realizada a 14ª Rodada de Licitações para a venda de campos de petróleo. Estão confirmadas 32 empresas na disputa pelos 10 blocos da Bacia de Campos que serão ofertados. O órgão regulador das atividades que integram as indústrias de petróleo e gás natural e de biocombustíveis no Brasil, a Agência Nacional do Petróleo (ANP), vê com otimismo a participação da Bacia de Campos, posição corroborada pelo governo municipal, devido às novas perspectivas de avanço para o setor.
Em entrevista à secretaria de Comunicação de Macaé, o diretor-geral da ANP, Décio Oddone, explica a importância da participação da Bacia de Campos na 14ª Rodada de Licitações. “A expectativa é que os blocos oferecidos na Bacia de Campos atraiam bastante interesse das empresas. A Bacia é a maior produtora de petróleo e segunda de gás natural do país. Em julho, produziu mais de um milhão de barris de petróleo e mais de dois milhões de metros cúbicos de gás natural por dia”, citou Oddone.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Macaé, Gustavo Wagner, a retomada do calendário de leilões é a sinalização do reaquecimento do mercado. “A rodada terá como objetivo principal as bacias de Santos, Sergipe, bem como os ativos maduros de Espírito Santo e Campos, rodada esta que está sendo esperada com muito ânimo pelas petroleiras internacionais”, classificou.
Nesta 14ª Rodada, foram simplificadas as normas do regime de concessão brasileiro, com o objetivo de torná-las mais atrativas às empresas e estimular investimentos. Entre os aprimoramentos estão a adoção da fase de exploração única e possibilidade de estendê-la por razões técnicas; retirada do conteúdo local como critério de oferta na licitação; royalties diferenciados para áreas de nova fronteira e bacias maduras; e incentivos para o aumento da participação de pequenas e médias empresas.
Os blocos da Bacia de Campos fazem parte dos 110 marítimos que serão leiloados, que incluem, também, sete na parte marítima da Bacia do Espírito Santo, seis na Bacia de Pelotas, 76 na Bacia de Santos e 11 na parte marítima da Bacia Sergipe-Alagoas.
Serão 287 blocos ofertados para exploração e produção de petróleo e gás natural em nove bacias sedimentares. As rodadas são leilões através dos quais o Governo Brasileiro concede o direito a empresas ou consórcios de explorar e produzir petróleo e gás natural nas áreas oferecidas. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS