Briga em prefeituras do Noroeste
Aldir Sales 22/08/2017 21:20 - Atualizado em 25/08/2017 19:32
Com apenas oito meses de governo, o clima não anda bom entre prefeitos e vices no Noroeste Fluminense. Depois de Itaperuna, na vizinha Italva, o vice Bruninho Souza (PV) e a prefeita Margareth do Joelson (PP) romperam as relações políticas oficialmente após uma troca de farpas nas redes sociais. No início do mês, Bruninho postou um vídeo onde diz que o marido da chefe do Executivo, o ex-prefeito Joelson Soares, continua mandando na administração e que o impediu de entrar em seu gabinete, o que foi negado por Margareth.
Na postagem, Bruninho relata ainda que ele iria ser o secretário de Governo, mas também foi impedido pelo ex-prefeito. “Cheguei para trabalhar no prédio da rodoviária, onde seria o meu gabinete. Chegando lá, o ex-prefeito Joelson Soares ligou para o secretário de Defesa Civil, dizendo que eu estava proibido de entrar na minha sala. (...) quero dizer para todos os italvenses que eu não apoio mais esse governo. No dia 1º de janeiro, eu seria o secretário de Governo, mas às 18h, quando fui tomar posse, o ex-prefeito Joelson me ligou dizendo que eu não seria mais secretário. A partir de hoje, eu, Bruninho, vice-prefeito, não faço mais parte dessa administração”, afirmou.
A prefeita Margareth do Joelson também usou as redes sociais para responder ao vice. Em nota, ela se disse surpresa e triste com as declarações de Bruninho e negou o que ele disse. “Em nenhum momento o vice foi impedido de adentrar ou permanecer em qualquer órgão público desta municipalidade, pois este é um direito de qualquer cidadão. Inclusive montamos um gabinete ao lado do meu para que pudéssemos trabalhar juntos. Nosso governo sempre esteve aberto a suas ideias e nunca duvidou de sua lealdade, apesar de muitos insistirem no contrário nos últimos dias. Talvez a limitação do cargo que exerce aliada a sua falta de experiência, o tenha levado a se decepcionar. Desde o início foi convidado a estar presente em todas as decisões e muita delas tomadas a partir de suas sugestões, situação não muito comum para o cargo. (...) Não nos alegramos com a decisão tomada pelo vice, mas respeitamos, pois vivemos em um país democrático, que permite a cada pessoa tomar os rumos de sua vida pública”, declarou.
Itaperuna - Situação parecida acontece em Itaperuna. Como mostrou a edição dessa segunda-feira da Folha da Manhã, o vice-prefeito Rogerinho Bandole Boechat (PHS) confirmou o racha político com o prefeito Dr. Marcus Vinícius (PR). Eleitos com 66,99% dos votos, os desentendimentos entre os dois ficaram públicos quando Rogerinho passou a dar declarações fortes contra o chefe do Executivo itaperunense nos últimos meses. O caso foi repercutido no blog do Nino Bellieny, hospedado no Folha1.
Rogerinho confirmou a pré-candidatura a deputado estadual, mas negou que o racha tenha se dado pela falta de apoio do prefeito. “O rompimento não tem nada a ver com o fato do prefeito me apoiar ou não. O rompimento se deu pelo fato do prefeito não cumprir com a população de Itaperuna, faltando assim coerência por parte dele”, disse.
O prefeito Dr. Marcus Vinícius não se pronunciou sobre o caso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS