Campos com mais de 190 mil imunizados contra a febre amarela
01/04/2017 13:20 - Atualizado em 01/04/2017 20:30
Secom - Campos
Vacinação contra a febre amarela / Secom - Campos
O município de Campos imunizou, até esta sexta-feira (31), 197.522 pessoas contra a febre amarela. Os dados foram divulgados pela Vigilância em Saúde de Campos. Neste final de semana, os seis postos de vacinação funcionarão apenas no sábado e, a partir de segunda-feira (3), a estratégia de imunização no município será mudada, com o trabalho de vacinação sendo realizada em 31 salas de unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Com a mudança, não acontecerá mais vacinação nos finais de semana. "Observamos que nos últimos finais de semana, a procura pela vacina começou a diminuir nos seis polos disponíveis, então optamos por não ofertar mais a vacinação nos finais de semana, até para não corrermos o risco de perdermos doses da vacina. Porém, nada impede de lá na frente voltarmos com as imunizações no final de semana, vai depender de como for a demanda", explicou a diretora de Vigilância em Saúde, drª Andréya Moreira.
Neste sábado, as unidades que estarão em funcionamento são: Vila Olímpica do Parque Esplanada, Fundação Municipal de Esportes, UBS da Penha, Vila Olímpica de Travessão, Vila Olímpica do Parque Guarus e Ginásio do CCH na Uenf.
Já a partir de segunda-feira, o trabalho será distribuído para as salas de vacinas de UBSs dos seguintes locais: Parque Aldeia, Baleeira, Conselheiro Josino, Parque Eldorado, Dr. Félix Miranda (em Guarus), IPS, Dr. Jamil Abdo (na Pecuária), Parque Novo Mundo, Parque Prazeres, Parque Aurora, Santa Helena, São Sebastião, Santo Amaro, Saturnino Braga, Parque Santa Rosa, Parque Santos Dumont, Poço Gordo, Terra Prometida, Tocos, Venda Nova, Vila Nova, Custodópolis, Farol de São Thomé e Morro do Coco, além da sede da Secretaria Municipal de Saúde, UBS da Penha, UBS Alair Ferreira, Centro de Saúde de Guarus, Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA) I e II, e Unidade Pré-Hospitalar de Travessão.
Ainda de acordo com a nova estratégia, equipes da Vigilância em Saúde também visitarão salas de vacina de algumas localidades para imunizar a população. Nos dias 3 e 4 de abril, o trabalho será feito nas UBSs do Carvão, Guandú e Ribeiro do Amaro. Nos dias 5 e 6, a imunização será feita nas UBSs de Murundú e Mata da Cruz. Nos dias 10 e 11 de abril, a ação acontece nas UBSs de Ponta Grossa e Palmares. Nos dias 12 e 13, a vacinação será feita nas UBSs de Santa Cruz e Sapucaia.
As pessoas que ainda não se vacinaram devem comparecer aos locais munidos de carteira de identidade, comprovante de residência e cartão de vacinação, principalmente os menores de idade. A vacina é destinada a pessoas entre 9 meses e 60 anos, obedecendo às indicações e contraindicações do Ministério da Saúde, que são: não possuir doenças como câncer, HIV positivo; não ser alérgico a proteína do ovo e a gelatina; não fazer uso de medicamentos como corticoide; não ser gestante e não estar amamentando. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS