Estado confirma mais três casos de febre amarela
Aldir Sales 30/03/2017 17:16 - Atualizado em 31/03/2017 17:53
A secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou, nesta quinta-feira, mais três casos de febre amarela em humanos no Rio de Janeiro. De acordo com o órgão, são dois pacientes de Casimiro de Abreu, na Baixada Litorânea, e outro de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. Com esses, já são nove casos no estado. Além das duas cidades, São Fidélis, no Norte Fluminense, é outro município com incidência da doença em pessoas.
Segundo o informe epidemiológico da SES, o paciente de São Pedro da Aldeia contraiu a doença após uma viagem à zona rural de Casimiro de Abreu, onde estão concentrados sete dos nove casos registrados no Rio de Janeiro, incluindo uma morte. A secretaria não divulgou a identidade e nem o estado de saúde dele.
O resultado dos exames dos outros dois moradores da cidade da Baixada Litorânea também deram positivo para febre amarela. De acordo com a secretaria municipal de Saúde de Casimiro de Abreu, Eduardo Freedman Lemos deu entrada no Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes no dia 20 de março, sendo transferido para o Hospital dos Servidores, no Rio de Janeiro, na tarde do mesmo dia. Já Oswaldo Gomes de Azevedo foi internado no dia seguinte e, assim como Eduardo, foi transferido no mesmo dia para o Hospital dos Servidores.
Em nota, a secretaria municipal informou, ainda, que os dois pacientes estão em casa, se recuperando bem e sendo acompanhados pela equipe médica do hospital da cidade. O órgão divulgou também que mais 3 mil doses da vacina contra a febre amarela serão distribuídas, nesta sexta, às unidades do Programa Saúde da Família de cada bairro.
Além dos sete casos em Casimiro de Abreu e um em São Pedro da Aldeia, o Estado confirmou, na última segunda-feira, o primeiro caso da doença no Norte Fluminense. Um jovem de 23 anos, morador de São Fidélis, foi internado no dia 16 de março com sintomas de febre amarela. A Prefeitura de São Fidélis informou que o rapaz teve alta médica na última sexta-feira, mas o resultado do exame saiu apenas nesta semana.
Na última terça-feira, cinco macacos foram encontrados mortos em Laje do Muriaé, no Noroeste Fluminense. Os animais foram encaminhados para análise no Rio. Por enquanto, foram confirmados apenas três primatas com a doença, sendo dois em São Sebastião do Alto e um em Campos.
Ministro diz que doença está controlada
Após reunião com o presidente Michel Temer, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse que a febre amarela está tecnicamente controlada no Brasil. Barros declarou, ainda, que todas as regiões com circulação comprovada do vírus receberam doses da vacina dentro das recomendações da Organização Mundial da Saúde e que não há necessidade de imunizar toda a população do país.
Após reunião com o ministro, o secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr., anunciou, nesta quinta-feira, que o Rio de Janeiro vai receber novos lotes da vacina que serão distribuídos para 28 cidades consideradas prioritárias, entre elas, Campos, São João da Barra, Macaé, Itaperuna, Quissamã e Carapebus.
Para dar apoio aos municípios prioritários, a Saúde viabilizou uma parceria com o Corpo de Bombeiros e com a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) para que os agentes de saúde municipais possam agir de forma proativa, chegando às zonas rurais mais distantes e áreas de difícil acesso.
O objetivo do Estado é de que toda a população, observadas as contraindicações, seja imunizada até o final do ano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS