Análise descarta morte por febre amarela em macaco
13/03/2017 14:45 - Atualizado em 14/03/2017 11:29
Divulgação
Macaco em mata / Divulgação
O resultado dos exames de mais um macaco encontrado morto em Campos, enviado para análise no Rio de Janeiro, deu negativo para febre amarela. A informação foi passada pela diretora de Vigilância em Saúde do município, Andréya Moreira, na manhã desta segunda. O material analisado foi referente ao primata achado em Conceição do Imbé no início de março. Ao todo, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campos enviou para análise no Rio de Janeiro material de cinco primatas encontrados no município. Três deles foram considerados impróprios para análise, pois estavam em avançado estado de decomposição. Ainda é aguardado o resultado do quinto caso. Mesmo com o resultado, o bloqueio vacinal contra a doença continua no município. Depois de Santo Eduardo, Santa Maria e Morangaba, nesta terça-feira chega ao fim a imunização no distrito de Dores de Macabu. A ação também começou nesta segunda em Cardoso Moreira, um dia depois que o Governo do Estado anunciou que vai incluir todas as cidades na lista do bloqueio.
Na madrugada do último sábado, Watila Santos, de 38 anos, morador da localidade de Córrego da Luz, na zona rural de Casimiro de Abreu, morreu com suspeita de febre amarela no Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes. Nesta segunda foi confirmada a informação de que o tio de Watila também está internado na unidade hospitalar com os sintomas da doença. O secretário de Saúde de Casimiro, Ibson Junior, foi pedido prioridade ao Governo de Estado para as análises dos dois casos. O secretário considerou prematuro qualquer afirmação, mas disse que, além de febre amarela, a outra suspeita é de que Watila tenha morrido por causa de leptospirose.
A secretaria municipal de Saúde de Macaé se adiantou e enviou, nesta segunda, mil doses da vacina contra a febre amarela para o Sana, na região serrana do município, que fica próximo a área dos casos suspeitos em Casimiro de Abreu. A medida preventiva na localidade marca o início da tática de vacinação em todo o município, prevista para o final de março. A ideia da secretaria é criar no distrito uma faixa de bloqueio devido à proximidade com Mata Atlântica. As doses estão disponíveis, das 7h às 16h, na Estratégia Saúde da Família (ESF), localizada na Rua José Jesus Júnior, sem número, próxima à praça principal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS