Rio de Janeiro pretende vacinar toda população
Ana Laura Ribeiro 11/03/2017 19:38 - Atualizado em 11/03/2017 19:38
Vacinação contra a febre amarela/
Mesmo sem registrar nenhum caso de febre amarela, o Estado do Rio de Janeiro é o primeiro de todo país a ser incluído na área de recomendação contra a doença. O Ministério da Saúde vai incluir no calendário vacinal a imunização de toda a população como medida de preventiva. Em Campos, quatro macacos já foram encontrados mortos com suspeita da doença, mas a vacinação já é oferecida.
A solicitação da inclusão foi feita pela Secretaria de Estado de Saúde, que já vem realizando a ação preventiva em 30 municípios do Rio que fazem divisas com Mina Gerais e Espírito Santo, estados que já tiveram casos confirmados.
— O Estado do Rio já vem adotando medidas preventivas, como a vacinação da população das cidades que estão próximas às divisas com os estados onde há confirmação de casos, estratégia que vem se mostrando eficiente uma vez que não há nenhum registro de caso da doença em humanos até o momento. Nossa equipe de Vigilância em Saúde vem acompanhando a evolução do cenário epidemiológico no país para que possamos fazer avaliações constantes e dessa forma, continuar nos antecipando, com foco na proteção da população fluminense — explica o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.
É previsto que a campanha se intensifique até o final do mês de março. Estima-se que até o final do ano 90% da população de todo estado do Rio de Janeiro esteja vacinada. Os 92 municípios terão os estoques abastecidos, para a primeira etapa três milhões de doses já foram solicitadas ao Ministério da Saúde.
— A expansão da indicação da vacina para todo o estado é continuidade das ações preventivas que estamos adotando desde o início do ano, com base no cenário epidemiológico dos estados vizinhos. — disse Alexandre Chieppe, subsecretário de Vigilância em Saúde da SES.
Em Campos, ainda nada foi comprovado em relação à causa das mortes dos primatas, mas o município já fez a vacinação em vários distritos, especialmente os que ficam próximos do Espírito Santo, como são os casos de Santa Maria e Santo Eduardo. A vacina também está disponível no Centro de Referência de Tratamento da Criança e do Adolescente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS