Macacos encontrados mortos na região Serrana
Ana Laura Ribeiro e Camilla Silva 09/03/2017 14:07 - Atualizado em 18/03/2017 08:06
Macaco encontrado morto em São Sebastião
Outros dois macacos foram encontrados mortos, desta vez na região Serrana do Rio, em São Sebastião do Alto, município vizinho a Santa Maria Madalena e São Fidélis. Na região Norte e Noroeste Fluminense, as mortes de cinco animais, três em Campos e um em Santa Maria Madalena, também são investigadas pela secretaria de Saúde do Estado por suspeita de febre amarela. Para estes casos, o resultado dos exames de confirmação está previsto para esta sexta-feira (10). De acordo com alerta da Vigilância Sanitária estadual, toda morte de primata deve ser comunicada por suspeita de febre amarela.
De acordo com informações da secretaria de Saúde de São Sebastião do Alto, os macacos foram achados por moradores na zona rural de São Sebastião, por volta das 16h dessa quarta-feira (8). Os animais foram recolhidos pela Vigilância Ambiental e encaminhados para análise.
— Ainda não se sabe a causa da morte, mas os primatas foram recolhidos e encaminhados para o Rio de Janeiro para realização do procedimento previsto — disse Fernanda Almeida, coordenadora de planejamento de imunização do município.
O vírus da febre amarela é extremamente mortal entre os primatas e o surgimento dos animais sem vida foi o primeiro sinal do aparecimento da forma silvestre da doença em Minas Gerais e no Espírito Santo. No Rio, nenhum caso foi confirmado. O macaco não é transmissor da doença.
— Os macacos servem até como sentinela, porque se aparecerem mortos, e se a causa for realmente febre amarela, representa um sinal de que a população precisa ser vacinada. Ninguém precisa ficar em pânico — destaca o comandante da Guarda Ambiental de Campos, Sávio Tatagiba.
Recomendação – O ministério da Saúde declarou que todos os locais próximos a regiões com Mata Atlântica devem oferecer à população a vacina contra febre amarela. O Parque Estadual do Desengano é a última reserva de Mata Atlântica do Norte Fluminense e abrange os municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos.
Prevenção – O município de Campos vacinou, até a última terça-feira (7), mais de 15 mil pessoas contra a febre amarela. Nessa quarta-feira (8), o bloqueio começou em Dores de Macabu, onde segue nos dias 9,10, 13 e 14, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito.
Além do distrito de Dores de Macabu, o bloqueio vacinal irá acontecer em Serrinha, nos dias 15 e 16 de março, e em Ibitioca nos dia 17, 20 e 21 de março. Neste sábado (11), o bloqueio será feito novamente para os moradores de Lagoa de Cima, na UBS da localidade, e no domingo (12) doses serão aplicadas nos moradores da Tapera, na UBS do bairro.
De acordo com dados da Vigilância em Saúde da secretaria de Saúde de Campos, 9.291 vacinas foram aplicadas nos bloqueios realizados em Santo Eduardo, Santo Maria, Imbé, Rio Preto, Lagoa de Cima, Tapera e Morangaba. Já na sede da secretaria, onde são imunizadas as pessoas que comprovam viagens para área de risco de contágio da doença, foram administradas 5.836 doses da vacina.
Em São Sebastião do Alto – incluído na área de ampliação da cobertura vacinal por determinação do ministério da Saúde e da secretaria estadual de Saúde –  a campanha de vacinação contra a febre amarela começou na última segunda-feira (6) para toda a população.
Em resposta aos questionamentos sobre o resultado dos exames dos animais, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campos informou que não recebeu prazo para entrega dos resultados dos exames dos macacos. O CZZ relatou que o material de cinco primatas encontrados mortos em Campos foram enviados para análise, no Rio. Desse total, três foram considerados impróprios para a confirmação de febre amarela, devido ao avançado estágio de decomposição.
— O CCZ aguarda o resultado dos exames dos outros dois materiais e ainda não há prazo para sair o laudo. A Vigilância em Saúde de Campos informa que segue orientações do Estado e do Ministério da Saúde em relação às vacinas, mas salienta que tem se preparado para quaisquer eventualidades ou mudanças — disse.
A Folha também tentou contato com a secretaria estadual de Saúde para confirmar a data de divulgação do resultado dos exames, mas não obteve resposta.
Quem pode tomar – As vacinas são recomendadas para pessoas na faixa etária de 9 meses completos a 59 anos, 11 meses e 29 dias. Não poderão receber a vacina pessoas que têm alergia a ovos e derivados, que estiverem com febre aguda, portadores de doenças autoimunes, como câncer, diabéticos, os renais crônicos, gestantes, nutrizes, transplantados e portadores de HIV.
Opção – Nesta quinta, o primeiro dia de vacinação no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente I (CRTCA I), em Campos, fluiu de forma tranquila, segundo a administradora da unidade, Giovana Machado. Até 9h, 100 fichas, do total de 150, já haviam sido distribuídas. O local é destinado para imunização de quem vai viajar para áreas de risco.
Debate - A Febre Amarela e outros assuntos ligados à área de Saúde serão discutidos pela comunidade da Região Norte na noite desta sexta-feira, dia 10, num encontro promovido pela Unidade Pronto Hospitalar (UPH) de Morro do Coco, a partir de 19h. Participarão, além de profissionais de saúde convidados, lideranças religiosas e comunitárias, além de diretores de escolas e creches da região. A reunião será realizada na rua Nilo Peçanha, em Morro do Coco. “Vamos realizar o encontro no meio da rua, com o objetivo de atrair a atenção de todos para as aspectos de prevenção e outros cuidados necessários, sobretudo neste período verão”, afirma Leandro Soares, administrador da UPH.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS