Caixa-preta de avião que caiu com Teori é encontrada
20/01/2017 17:45 - Atualizado em 21/01/2017 18:35
Reprodução
Acidente matou Teori e mais quatro pessoas/Reprodução
Equipes que investigam a queda do avião que transportava o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e mais quatro pessoas encontraram a caixa-preta do aeromóvel, que registra as conversas do piloto, nesta sexta-feira (20). O gravador será agora encaminhado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), em Brasília, para avaliação.
“A equipe de investigadores da Aeronáutica localizou nesta sexta-feira o gravador de voz (cockpit voice recorder – CVR) da aeronave PR-SOM, acidentada em Paraty”, confirmou a Força Aérea Brasileira (FAB), em nota.
A aeronave registrada sob o prefixo PR-SOM foi fabricada em 2006 e estava registrada em nome de uma empresa de Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, dono do Hotel Emiliano, que também morreu no acidente. Os certificados estavam em dia, conforme dados da Anac. O registro de aeronavegabilidade valia até 2022, e o de inspeção de manutenção, até abril deste ano.
O C90GT é um turbo-hélice topo de linha considerado seguro. “É um dos modelos mais famosos, bastante confiável, e consegue voar até mesmo com um só motor”, disse o piloto Luís Guilherme Andrade, 45 anos, também dono da escola de aviação Fly Training Center. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS