
Morreu nesta terça-feira, aos 66 anos, Rossini Maranhão Filho, conhecido como Maraca, considerado por muitos uma lenda do surfe brasileiro. Maraca estava internado em Saquarema, no Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth, desde a madrugada do último domingo, quando passou mal em decorrência de uma hemorragia interna. A causa da morte não foi divulgada.
Nascido em Belém (PA), foi um dos primeiros surfistas do Rio de Janeiro e um dos primeiros brasileiros a se aventurar nas ondas gigantes do Havaí. Morando há muitos anos em Saquarema, na região das ondas de Itaúna, o “Maracanã do Surfe”, Maranhão era muito conhecido no município e presença certa nos grandes eventos da modalidade que o balneário recebe. “No Arpoador, em 1969, teve uma ressaca com ondas enormes. Poucos caras entraram e o Maraca dominou a sessão”, disse o surfista Rico de Souza, em seu site oficial.
Maraca morreu sem poder acompanhar uma nova etapa de um Mundial no lugar que passou a chamar de casa. No próximo ano, a etapa brasileira do Mundial de Surfe será realizada em Saquarema.
Seu corpo será sepultado nesta quarta, às 15h, no Cemitério Municipal de Saquarema.


