Nomes ventilados para comissões
10/02/2017 11:28 - Atualizado em 10/02/2017 11:28
/
Na Câmara Municipal de Campos, o presidente Marcão Gomes (Rede) está fechando as comissões permanentes. De forma extraoficial, com anúncio em redes sociais, alguns vereadores já estão aparecendo como integrantes. O vereador Abdu Neme (PR) estaria cotado para a presidência da comissão de Saúde e Cláudio Andrade (PSDC) para presidir a de Constituição e Justiça. O vereador Abú (PPS) confirmou nessa quinta-feira (9) que estará na presidência da comissão de Fiscalização e será membro em outras duas. Para uma das mais importantes, a de Finanças, o vereador Fred Machado (PPS) está cotado para a presidência. Na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), desde terça-feira, comissões permanentes foram instaladas com a definição de seus presidentes e integrantes.
Os deputados Edson Albertassi (PMBD) e Chiquinho da Mangueira (PTN) continuam como presidente e vice, respectivamente, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mais importante da Casa por ser a responsável por dar parecer a todos os projetos de lei. O caráter democrático do grupo foi destacado por um dos seus integrantes, o deputado Luiz Paulo (PSDB). “A CCJ possui deputados ligados à base e à oposição, o que permite que ela continue tendo seu caráter democrático”.
Já a Comissão de Orçamento passará a ser presidida pelo deputado Paulo Melo (PMDB), com Albertassi de vice. Paulo Melo retornou à Alerj em outubro do ano passado, após pouco mais de um ano e meio como secretário de Estado. Ele ressaltou que, diante da complexidade econômica em que o Estado está, o parlamento deverá discutir de forma profunda. “Este será um ano muito difícil, então, cabe aos responsáveis buscar soluções, consensos e mesmo com discordâncias, que seja feito o melhor debate possível. Serão votações mais acirradas e apertadas”, concluiu.
A composição das 36 comissões da Alerj foi publicada no Diário Oficial, nessa segunda-feira (6), pelo presidente Jorge Picciani (PMDB).
Além dessas, foram instaladas ainda as comissões de Economia, Indústria e Comércio, que continua com o deputado Waldeck Carneiro (PT) como presidente e o deputado Carlos Osório (PSDB) como vice; a de Saneamento Ambiental será comandada por Nivaldo Mulim (PR) e a deputada Lucinha (PSDB) como vice. Junto com a CCJ e Orçamento, essas duas comissões também darão parecer prévio ao projeto de lei que autoriza o Executivo a usar ações da Companhia de Abastecimento do Estado (Cedae) como garantia para um empréstimo que servirá para quitar a folha de pagamento dos servidores.
Também foi instalada a Comissão de Emendas Constitucionais e Vetos, que será presidida pelo deputado Marcos Muller (PHS), com Marcos Abrahão (PTdoB) na vice-presidência. (D.P.P.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS