Reunião pela secretaria estadual de Cultura
30/11/2016 20:03
Rodrigo Silveira
Academia Campista de Letras/Rodrigo Silveira
O Norte Fluminense também está mobilizado pela manutenção da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) que deverá ser extinta e incorporada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação a partir de janeiro de 2017 conforme anúncio do governador Luiz Fernando Pezão. O Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC) vem se mobilizando e deliberando diversas ações em prol da permanência da SEC. O encontro na região acontece nesta quinta-feira (1), às 14 horas, na Academia Campista de Letras, com a presença da presidente do CEPC, Cleise Campos.
Com a campanha #FICASEC, o Conselho já se reuniu nas outras nove regiões culturais do Estado, além de ter articulado uma Audiência Pública organizada pela Comissão de Cultura da Alerj e realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no último dia 24. O Conselho se articula, ainda, com os deputados estaduais argumentando sobre a importância da secretaria de Estado de Cultura. Outras iniciativas foram definidas na reunião do Conselho, ocorrido na terça-feira (29), no Museu do Ingá, em Niterói, como um Ato Público no próximo dia 7 de dezembro, das 15 às 20 horas, em frente ao Theatro Municipal, com apresentações artísticas de todos os segmentos. Outra ação deliberada é de buscar o apoio e engajamento das instituições culturais e sociais do Estado do Rio de Janeiro. O Conselho solicitou também uma audiência com o governador para diálogo em defesa da SEC.
Segundo Cleise Campos, a pauta especial são as reflexões e debate da conjuntura atual do cenário do Estado do Rio de Janeiro, em função das mudanças anunciadas na estrutura administrativa/executiva do Governo, que implica na fusão da pasta da Cultura, em outra estrutura administrativa, e sua implicação na efetivação do Sistema Estadual de Cultura do RJ em curso.
Para Bruno Costa não há mais espaço para retrocesso. “Precisamos continuar avançando. Não é coerente um gestor que ratifica um Sistema de Cultura extinguir uma Secretaria de Cultura”, acrescentou. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS