Teatro, música e exposição entre as muitas atrações
Dora Paula Paes 10/11/2016 18:24
Divulgação
Cantor Marcelo Jeneci/Divulgação
Neste final de semana, os campistas terão diversas opções culturais. Música, teatro, exposições, desfile e a comemoração dos 20 anos da Companhia de Arte Persona compõem a programação local, aberta para todas as idades. As atrações estarão em cartaz nos três próximos dias, em diferentes espaços da cidade.
Nesta sexta-feira (11), às 17h, o premiado musical “Sambinha”, com texto de Ana Velloso e direção de Sérgio Módena, será a atração do Sesi. O espetáculo infantil conta o encontro casual de Júnior, um menino do subúrbio carioca, e Maria Luiza, uma menina da Zona Sul. Eles se identificam e trocam experiências a partir da realidade de cada um. Em cena, são apresentados 16 sambas de importantes compositores da música brasileira.
A proposta é mostrar os diferentes universos — morro e asfalto — de modo poético, tendo o samba como inspiração. O repertório é formado por sucessos como “Pelo Telefone” (Donga), “Samba Lelê” (cantiga popular), “Samba de Maria Luiza” (Tom Jobim), “A Voz do Morro” (Zé Ketti) e “Feijoada Completa” (Chico Buarque).
O cantor Marcelo Jeneci apresentará, neste sábado (12), às 20h, o show solo com canções que formaram os álbuns “Feito pra acabar” e “De graça”. Serão interpretadas conhecidas composições, como “Felicidade”, “Pra sonhar”, “O melhor da vida”, “Quarto de dormir” e “A vida é bélica”, que terão novas roupagens. Músicas inéditas também serão mostradas ao público. O artista foi indicado ao Grammy Latino 2014 na categoria “Melhor Álbum de MPB” e no mesmo ano ganhou o prêmio de “Melhor Compositor” da APCA — Associação Paulista de Críticos de Arte. A apresentação acontecerá no teatro do Sesi.
A Escola Estadual Benta Pereira, situada no Jardim Carioca, em Guarus, completará 105 anos. Para comemorar, a instituição convidou o Projeto Black e Cia, coordenado pela professora e estudante de Psicologia Cida Chagas, para a realização de um desfile. O evento acontecerá neste sábado, às 9h.
Divulgação
Cia de Arte Persona/Divulgação
Neste sábado e domingo (13), a Companhia de Arte Persona iniciará as comemorações dos 20 anos de fundação. Para isso, será apresentado o espetáculo “20 anos — Tempos de amor”, no Teatro Municipal Trianon. A peça teatral reúne trechos de seus últimos trabalhos montados pelos artistas, como “Com Açúcar, com Afeto - pra Chico”, “Tele Cenas”, “Falando de Amor” e “De Fuxicos e Retalhos”. Neste sábado, haverá sessão às 20h. E, no domingo, às 17h e às 20h,
Desde a última quarta-feira (9), o Museu Histórico de Campos sedia o Salão de Artes Visuais de Campos dos Goytacazes. Obras de 15 artistas plásticos do município compõem a exposição, que permanecerá no espaço até o dia 10 de dezembro. A curadoria é de Silvio Grego.
O projeto foi dividido nas categorias Sênior e Júnior. Foram eleitos, por meio de votação de um júri, quatro melhores pintores de cada grupo. Na primeira, a vencedora foi a artista plástica Heloisa Raposo. O artista Carlos Augusto foi o vencedor da Júnior.
Também no Museu Histórico, prosseguem outras duas exposições: a do fotógrafo Dib Hauaji e a Iconográfica Comemorativa, sobre as obras de melhoramentos de Campos. A primeira mostra conta a história da cidade por meio de 20 fotos e exibe, também, 100 câmeras fotográficas. A segunda, que tem curadoria de Genilson Soares, apresenta uma pesquisa histórica que reúne quadros, documentos, miniatura do bondinho e da escultura de Nilo Peçanha.
— As obras, que estão comemorando seu centenário, foram financiadas por meio de uma taxa sobre o açúcar produzido nas usinas campistas, sendo uma iniciativa dos industriais locais. Em 5 de novembro de 1916, o então presidente do Brasil, Venceslau Brás, e o presidente do Estado do Rio de Janeiro, Nilo Peçanha, estiveram em Campos para as festivas inaugurações — declarou a gerente do museu, Graziela Escocard. As exposições ficam abertas à visitação de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h.
Programação
Sexta-feira
Campos
10h às 17h – Exposições – Museu Histórico de Campos
17h – “Sambinha” – Sesi
Sábado
Campos
9h – Desfile do Projeto Black e Cia – Escola Benta Pereira
9h às 14h – Exposições – Museu Histórico de Campos
20h – Marcelo Jeneci – Sesi
20h – “20 anos – Tempos de amor” – Teatro Municipal Trianon
Domingo
Campos
9h às 14h – Exposições – Museu Histórico de Campos
17h – “20 anos – Tempos de amor” – Teatro Municipal Trianon
20h – “20 anos – Tempos de amor” – Teatro Municipal Trianon

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS