As vans
José Paes 04/09/2014 10:37

Nunca fui uma pessoa de ficar em cima do muro. Sempre tive as minhas posições e por mais diferentes e fora do senso comum que fossem, sempre busquei afirmá-las, por mais que me trouxessem consequências negativas. Ao longo dos últimos anos, em que passei a atuar de forma mais próxima do campo político, reforcei esse entendimento de que precisamos ter lado, posicionamento firme, sob pena de sermos verdadeiramente engolidos por um sistema viciado e com constante luta de interesses, nem sempre bem intencionados.

Não escondo de ninguém que faço oposição ao atual governo municipal e a seu grupo político, que hoje tenta voltar ao Governo do Estado. Não compactuo de suas ideias, do seu modo de governar, que faz quase trinta anos atravanca o desenvolvimento da nossa cidade. São inúmeros os aspectos em que divirjo desse grupo político, mas um em especial vem me incomodando ao longo da campanha política para o Governo do Estado: o transporte público, notadamente a propagada política de retomada das vans.

Nesse ponto, sou bastante franco e não me amedronto com as consequências do meu posicionamento: sou totalmente contrário a retomada do transporte público por vans, nos moldes propostos pelo grupo político do deputado Garotinho e muito me assusta a possibilidade da retomada da realidade do transporte público quando o seu grupo governava o Estado.

Não sou especialista em mobilidade urbana, mas me parece claro que os modais de transporte devam complementar-se, jamais disputar entre si os passageiros. As vans não têm que disputar com os ônibus os passageiros, como é feito hoje em Campos, mas sim complementar o sistema, atuando em áreas de menor demanda, chegando onde os ônibus não chegam. Não sou contra a legalização em si, que é necessária, mas não da forma proposta pelo candidato, que terá como consequência a total desordem do sistema de transporte, como aconteceu em Campos.

O que mais me assusta, contudo, é saber que a promessa de legalização das vans não tem como objetivo ordenar o transporte e garantir melhores condições para o usuário do sistema. Quem vive em Campos, onde essa prática é amplamente difundida, sabe muito bem quais são os objetivos dessa política e não precisamos dizer quem é o maior beneficiado dela.

O mais preocupante disso tudo é saber que milhares de pessoas acreditarão nessa promessa. Infelizmente, não conhecem a realidade da nossa cidade, em que a política desastrosa do atual governo, muito embora tenha garantido acertadamente a redução do valor das passagens, acabou sucateando o já deficiente transporte por ônibus do município, tornando o sistema dependente de vans, cuja fiscalização omissa e precária, obriga passageiros e demais cidadãos a conviver com um verdadeiro caos, onde impera a desordem e o desrespeitos às leis de trânsito.

Artigo publicado na versão impressa da Folha de hoje (04/09)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS