Bienal: corrida contra o tempo
09/05/2014 10:05


Talita Barros
Foto: Folha da Manhã

A oito dias da 8ª Bienal do Livro de Campos, foi publicada nessa quinta-feira (8), no Diário Oficial do município, a contratação da RPS Assessoria e Promoção de Eventos Ltda, que será responsável, segundo o documento, pela concepção, produção cultural, programação e supervisão das atividades culturais da feira literária. A pergunta que fica no ar é se será possível dar conta de todas as atividades em tão pouco tempo. O valor do contrato é de R$ 879.518,41. A Bienal acontecerá entre os dias 16 e 25 deste mês, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). A programação será anunciada oficialmente hoje (9), às 10h, no auditório Edgar Coelho dos Santos, na sede da Prefeitura.

Ainda de acordo com a publicação, o prazo de execução é imediato, “após recebimento, da ordem formal autorizando o início da execução contratual”. A Folha perguntou à assessoria da Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima (FCJOL) se a empresa já conseguiu fechar a programação e encontrar agendas disponíveis dos escritores/cantores/pesquisadores convidados (parte dos convidados foi confirmada quarta-feira (7) pela Prefeitura) e como será possível dar conta de todas essas etapas, se o pregão presencial aconteceu apenas esta semana. No entanto, até o fechamento desta edição, não foi enviada resposta.

A RPS Assessoria e Promoção de Eventos Ltda já realizou, em Campos, pelo menos três bienais (em 2006, 2008 e 2010). As duas primeiras foram feitas a partir de um convênio da Prefeitura com a Associação Nacional de Livrarias (ANL), pelo qual a RPS atuava no evento literário do município. O convênio era feito pela Procuradoria do município e publicado em Diário Oficial. Não havia repasse da Prefeitura à empresa, que recebia através da venda dos espaços às livrarias e editoras. Nessas edições, a empresa era responsável pelo aspecto comercial, fazendo a interface com livrarias e editoras. Já o contato e convite de escritores, artistas, cantores era feito por uma equipe da própria FCJOL.

Outros prazos apertados

Não só a contratação aconteceu a poucos dias da Bienal, já que que a entrega de documentos e proposta comercial das empresas especializadas em prestação de serviços de Curadoria interessadas em participar da 8ª edição da Bienal de Campos foi realizada no último dia 5, conforme publicação do Diário Oficial do dia 14 de abril deste ano. O jornalista Ricardo André acompanhou o desenrolar da contratação por meio de seu site “Eu penso que...” desde o mês passado.

Sobre o assunto, a Prefeitura respondeu, em edição da Folha da última terça-feira (6) que, “segundo informações da Comissão de Licitação, quatro empresas retiraram o edital, mas somente uma participou do certame, e, por conta disso, não há possibilidade de contestação. A proposta da programação e documentação entregue pela empresa foi avaliada pela comissão técnica composta pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wainer Teixeira, e diretores da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, de acordo com os critérios estabelecidos no termo de referência do edital de licitação”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS