A farra continua. Até quando?
José Paes 24/04/2014 17:08

Confesso que nessa semana tinha a intenção de escrever sobre outro assunto. São tantas as questões interessantes que enfrenta nosso município, que me parece pouco produtivo utilizar esse espaço para falar sempre sobre um mesmo tema. Mas o debate sobre a cultura é tão intenso e tão cheio de novidades, de peculiaridades, que me vejo obrigado novamente a abordar o assunto.

Primeiro para falar sobre a propaganda do governo que circula nos veículos de comunicação nos últimos dias. Não bastasse a farra na contratação de shows, com a gastança de milhões de reais, não bastasse a pouca – ou nenhuma – vocação para o diálogo, para a transparência, o governo ainda gasta mais alguns milhares – ou milhões, vai saber -, para defender na mídia o indefensável. Não basta desperdiçar milhões de reais com Luan Santanas e Thiaguinhos, é preciso gastar ainda mais para divulgar as grandes “proezas” do governo na cultura. Não seria mais barato e produtivo ir a Câmara e fazer um balanço do que foi ou deixou de ser feito? Não seria mais conveniente ir a público defender o que vem sendo feito, ao invés de gastar ainda mais com publicidade? Infelizmente, o que presenciamos é uma sequencia lamentável de equívocos, que fazem cada vez mais os cidadãos de palhaços.

Não posso deixar de falar, também, sobre as declarações do ex-superintendente do Teatro Trianon e professor João Vicente Alvarenga. São denúncias graves, de quem, até pouquíssimo tempo, fazia parte do governo. Os fatos apresentados apenas reforçam tudo o que vem se questionando nos últimos meses e não podem passar desapercebidos pelo governo. Chega de jogo de esconde-esconde, chega de omissão, é preciso que a responsável pela Cultura do município venha a público esclarecer o que acontece na Fundação Cultura Jornalista Oswaldo Lima. O silencio apenas reforça que há algo muito errado por trás disso tudo.

Por fim, preciso me manifestar sobre as declarações de um bajulador profissional, camuflado de jornalista, que na ânsia de proteger o governo que paga as suas contas, fazendo propaganda em seu “programa” de rádio aos sábados, disparou a sua metralhadora de asneiras na última semana, dando uma de carnavalesco e atacando até mesmo quem já está sob sete palmos de terra. Nada contra defender o governo do qual se faz parte, mas é lamentável de que na falta de fatos para isso, tenha que fazer ataques pessoais a quem apenas está cumprindo o seu papel de fiscalizar os atos do governo. Lamentável que ao invés de cumprir o papel de jornalista, se tente fazer comparações burras sobre situações vividas há mais de trinta anos, dentro de um contexto histórico completamente diferente do atual. Lamentável que se tente justificar os erros do presente, com os erros do passado. Lamentável que se faça um trabalho sujo de tentar denegrir as pessoas, em troca de um carguinho em comissão.

Enfim, lamentável o atual momento do município, em que se gasta mal, se divulga mal, se defende mal e se ataca mal, se faz tudo errado. Até quando? Até quando?

Artigo publicado na Folha impressa de hoje (24.04)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS