
Sabe o que vai fazer no carnaval? Que tal arrumar as malas e conhecer uma cidade da região mesmo? Cidades que são ricas em cultura e têm muito a oferecer para os turistas que querem se divertir sem ir para muito longe e nem gastar muito. Que tal ir para um local tranquilo, evitando a agitação das cidades grandes? Todas as segundas-feiras os leitores da Folha da Manhã podem conhecer uma cidade da região. Já mostramos um pouco de Quissamã, Rio das Ostras e Macaé. E desta vez é apresentada a “Cidade Poema”, São Fidélis. Arrume as suas malas, compre a sua passagem e embarque nessa aventura.
Os mochileiros de plantão certamente já conhecem a “Cidade Poema”, que tem 37.543 habitantes. E sua área é de 1.028,095 km², dividida em cinco distritos. O município é muito procurado para a prática de esportes radicais, dentre eles, o caiaque. O município é banhado pelo rio Paraíba do Sul e por dois importantes afluentes: rio Dois Rios e rio do Colégio. A cidade esbanja simpatia e é chamada assim devido às suas belezas naturais e ao seu grande número de poetas. Culturalmente, abriga a Academia Fidelense de Letras. Como não poderia ser diferente, a “Cidade Poema” apresenta seu Festival de Poesia Falada, que ocorre todos os anos no mês da primavera,em setembro. Esteano acontecerá nos dia 13 e 14 de setembro. Outra curiosidade, o município também é conhecido pela grande quantidade de mulher bonita. É terra de inúmeros grupos de imigrantes, muitas de suas famílias possuem origem sírio-libanesa, portuguesa, alemã, italianas, dentre outros grupos.
Com uma natureza de encher os olhos, a cidade mantém parte do território com reservas de mata atlântica, e tem parte do Parque Estadual do Desengano preservado. Os atrativos turísticos também estão presentes, contando com construções históricas, culturais e ecológicas. Entre elas, merecem destaque o Mercado Municipal, os quiosques, igrejas, monumentos, praças, fazendas, Serra do Sapateiro, Serra Peito de Moça, além de outras serras e cachoeiras. Em2009, aIgreja Matriz do município completou 200 anos. Tem também o Solar Barão de Vila Flor e a Ponte metálica, de origem inglesa.
A Ponte Metálica tem sua estrutura metálica e é de origem inglesa. A ponte sobre o rio Paraíba do Sul foi construída em 1889 para atender o transporte ferroviário da época. Hoje serve para o tráfego de pedestres e ciclistas, ligando o primeiro ao segundo distrito (Ipuca) num vão de500 metrosde extensão. Quem gosta de se perder pelas ruas, vale procurar o Solar do Barão de Vila Flor, local que não deve deixar de ser visitado. Sua beleza única, o prédio de 1847 foi construído para atender aos interesses de um rico fazendeiro, João Manoel de Souza, que almejava um título de nobreza, a ser adquirido apenas por meio do Imperador Pedro II. A construção do solar oportunizou a visita do Imperador, que elevou São Fidélis à categoria de Vila. O local hoje abriga a Biblioteca Municipal Corina Peixoto de Araújo, o Memorial Terra de Luz, o Telecentro (biblioteca virtual) e o Centro Comunitário de Internet.
São Fidélis oferece aos visitantes, turismo ecológico. Além da Reserva Ecológica do Desengano, a cidade mantém preservada a Serra da Bela Joana. O local é muito procurado devido ao seu clima tropical e vegetação variada. O local mais procurado é a cascada de Bela Joana. A cidade tem seis cachoeiras que não muito procuradas. O secretário de Cultura e Turismo, Ronaldo Vasconcelos, fala sobre as belezas naturais do município.
— A cidade é banhada pelo rio Paraíba do Sul e pelo rio do Colégio. O rio do Colégio tem corredeiras, quedas de água limpa. O rio corta toda a região serrana e forma em seu percurso, cachoeiras, dentre elas, a do Recreio e a do Oriente. O local é propício para a prática de esportes radicais. Tem ainda o Pico Peito de Moça e a cachoeira Pedra Rosa. Muitas pessoas vêm à cidade para conhecer o terceiro distrito, o distrito de Pureza. A cidade também oferece festas durante o ano. Além do carnaval, tem o Encontro Estadual de Folia de Reis que acontece todos os anos durante o mês de janeiro — destacou o secretário.
Natália Moraes
Fotos: divulgação


