Quem é o melhor do mundo?
13/01/2014 14:01

A corrida para saber quem será o melhor jogador do planeta em 2013 terá seu fim hoje, às 15h30, em Zurique, Suíça, quando será anunciado o vencedor da Bola de Ouro FIFA. Ao todo são 23 jogadores concorrendo, mas a expectativa de prêmio recai sobre Lionel Messi, do Barcelona, Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e Franck Ribéry, do Bayern de Munique. Será que o argentino, que venceu nos últimos quatro anos, levará o troféu para casa? 

No feminino a meia Marta também luta pela premiação de melhor jogadora do mundo. Já Neymar busca bicampeonato no Prêmio Puskás – o gol mais bonito do ano passado. Por fim, conheceremos o melhor técnico da temporada.

Com a Copa do Mundo e o Brasil como foco, as atenções da prêmio deste ano estarão concentradas no mundial e em uma série de lendas do futebol brasileiro. Como Pelé (campeão mundial em 1958, 1962 e 1970), Amarildo (1962), Carlos Alberto Torres (1970), Bebeto (1994), Cafu (1994 e 2002) e Ronaldo (também 1994 e 2002) estarão entre o público, as cinco Seleções Brasileiras ganhadoras da Copa estarão representadas. Os apresentadores Fernanda Lima e Ruud Gullit conduzirão a cerimônia da entrega de prêmios.

A mais aguardada premiação é a de melhor jogador do mundo, e entre os três candidatos estão dois que já venceram a disputa, juntos a um estreante. O argentino Lionel Messi, do Barcelona, é o atual melhor do mundo, depois de conquistar o prêmio das últimas quatro edições, e agora busca o quinto título, e terá pela frente o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, que já venceu em 2008, e o estreante francês Ribéry, do Bayern de Munique.

Mas se não tem brasileiro entre os homens, uma forte candidata marca presença entre as três concorrentes a melhor jogadora do planeta. Marta, que defende o clube sueco Ty-resö FF, já venceu o prêmio cinco vezes, e de forma consecutiva, entre 2006 e 2010. Ela terá como uma das adversárias a atual melhor do mundo, a americana Abby Wambach, jogadora do Western New York Flash. A goleira alemã Nadine Angerer é outro que briga pelo prêmio.

Neymar, jogador do Barcelona e da seleção brasileira, apesar de ficar de fora do título principal, concorre com o sueco Ibrahimovic, do Paris SaintGermain, e o sérvio Matic, do Benfica, ao Prêmio Puskás, dado ao autor do gol mais bonito da temporada. Este é o quarto ano seguido que Neymar disputa este prêmio, que conquistou em 2011.

Entre os técnicos, dois aposentados disputam o prêmio de melhor do ano: Sir Alex Ferguson, ex-Manchester United, e Jupp Heynckes, campeão da tríplice coroa com o Bayern de Munique. O outro finalista é Jürgen Klopp, do Borussia Dortmund.

(A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS