Segunda via da Carteira de Identidade pode ser solicitada pelo site do Detran
15/04/2024 15:31 - Atualizado em 15/04/2024 15:32
O serviço é oferecido desde março de 2022
O serviço é oferecido desde março de 2022 / Foto: Divulgação
O usuário que perdeu ou teve sua carteira de identidade extraviada pode solicitar a segunda via do documento sem precisar sair de casa. O Detran.RJ facilita a solicitação da segunda via de carteiras emitidas a partir de abril de 2019 pelo site (www.detran.rj.gov.br), sem que o cidadão necessite agendar e comparecer aos postos físicos. O serviço é oferecido desde março de 2022, e até o momento já emitiu 35.262 segundas vias de forma mais rápida e simplificada. Ao fazer a solicitação pela internet, o usuário precisa comparecer ao Detran apenas no dia de pegar a identidade.

A alternativa simplificada, no entanto, não é obrigatória. Quem preferir pode continuar fazendo o agendamento tradicional. O método simplificado não permite a troca de dados biométricos e biográficos, como coleta de novas fotos e mudança de estado civil, entre outros. Há a possibilidade apenas de alteração cadastral, ou seja, de endereço ou de telefone. O serviço só está disponível para quem teve a carteira de identidade emitida a partir de 5 de abril de 2019. Esses documentos possuem um QR Code na parte interna.

“Com a segunda via simplificada da carteira de identidade, o Detran.RJ deu mais um passo no sentido de facilitar a vida dos cidadãos. A medida visa melhorar o atendimento aos usuários e tornar os serviços cada vez mais acessíveis”, disse Pedro Paulo Thompson, diretor de Identificação Civil do departamento.

O interessado na Segunda Via de Identidade Simplificada deverá pagar o Duda de segunda via (código 500-2) no Bradesco e preencher todos os dados no site do Detran, escolhendo o posto onde quer pegar a carteira. Depois disso, o sistema vai gerar um número de protocolo, que deverá ser levado ao posto escolhido apenas no dia de pegar o documento. Neste dia, o usuário terá que fornecer também suas impressões digitais, numa espécie de certificação digital. Vale ressaltar, então, que só o próprio usuário poderá buscar sua via simplificada.

O requerente precisará possuir 12 anos de idade ou mais, e a via anterior do RG precisará ter sido feita de forma presencial em um posto do Detran.RJ. Além disso, como já citado, o cidadão não poderá requerer qualquer alteração de dados no documento em relação à última via da carteira emitida pelo departamento. O processo não poderá ser online se a carteira anterior estiver vencida ou se incluir a indicação de algum tipo de deficiência do cidadão - neste caso, há necessidade de apresentação de laudo médico atualizado.


Abaixo, o passo a passo do processo de obtenção da Segunda Via de Identidade Simplificada:

1 – Pagar o Duda de segunda via de identidade (Código 500-2), no site do Bradesco.

2 – Entrar no site do Detran (www.detran.rj.gov.br), clicar na aba Identificação Civil e depois no serviço Segunda Via de Identidade Simplificada.

3 – Clicar no link para acessar o serviço Segunda Via de Identidade Simplificada e marcar a caixinha concordando com o termo de ciência para solicitação do serviço.

4 – Preencher o número do Duda, os dados pessoais e as demais informações pedidas pelo sistema.

5 – Comparecer ao posto na data marcada para entrega do documento.

6 – Já no posto, fazer a certificação digital e pegar o documento.
Fonte: Ascom Detran

ÚLTIMAS NOTÍCIAS