Encontro para debater potencialidades do turismo em Campos nesta terça
15/04/2024 14:00 - Atualizado em 15/04/2024 14:06
Romeiros a caminho de Santo Amaro
Romeiros a caminho de Santo Amaro / Foto: Secom Campos
Será realizada nesta terça-feira (16), a partir das 18h30, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a primeira reunião aberta para apresentação das estratégias para o turismo em Campos. Denominado “Circuito Turístico Caminhos de Fé integrado à Rota Caminhos do Açúcar”, o encontro contará com a participação de empresários locais para o planejamento de ações para o ano de 2024.

O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Sebrae e Cidennf (Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense). Os interessados em participar do evento poderão fazer a inscrição por meio deste link.

No encontro, segundo a secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, serão abordados vários temas voltados para o fortalecimento do turismo no município. “Vamos apresentar a Lei Municipal 9.234, o turismo religioso com a integração do Circuito Caminhos da Fé à Rota Regional Caminhos do Açúcar, suas potencialidades e possibilidades, além de oportunidades de negócios com benefícios exclusivos para os empresários”.

Patrícia explicou que o Circuito Turístico Caminhos da Fé foi concebido a partir dessa lei municipal, que integra o Caminho de Santo Amaro ao Caminho de São Bento e o reconhece como Patrimônio Imaterial. “O turismo religioso é uma realidade no Brasil e no mundo. A busca por esses roteiros dialoga com o patrimônio histórico e arquitetônico, mas, sobretudo, são roteiros de profissão de fé e sublimação do ser humano. Em Campos, temos a felicidade e responsabilidade de manter, divulgar e estruturar esse importante roteiro da tradição católica, que remonta a história de um povo forjada pela fé e se manifesta no ato da peregrinação”, disse ela, acrescentando que “para o turismo, a estruturação desse roteiro é um marco que avança nas diretrizes do prefeito Wladimir Garotinho, de fortalecer o segmento, criando legados históricos e culturais”.

O diretor regional do Sebrae, Guilherme Reche, ressaltou a importância do evento. “Estamos em um momento ímpar no município, com diversas instituições apostando em ações e projetos. Campos possui diversas potencialidades históricas e belezas naturais a serem trabalhadas e aprimoradas para tornar o turismo uma grande alavanca para geração de negócios e empregos. Não tenho dúvidas de que a congruência desses atores vai beneficiar diretamente os empreendedores".
Fonte: Secom Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS