Polícia faz operação após preocupação dos produtores rurais de Campos contra invasões
Rafael Khenaifes 15/04/2024 10:08 - Atualizado em 15/04/2024 19:23
Viaturas  cercam o assentamento Josué de Castro em Campos
Viaturas cercam o assentamento Josué de Castro em Campos / Reprodução
Os produtores rurais do município de Campos seguem em alerta e preocupados por uma possível ameaça de invasão de propriedades rurais pelos integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST). A polícia realizou uma operação nesta segunda-feira (15). A ação aconteceu em Morro do Coco, em Campos. 
"A operação tem como objetivo central garantir a segurança e a ordem na região diante da possibilidade de invasões ilegais a propriedades locais", explicou a PM.

Já o presidente do Sindicato Rural, Ronaldo Bartholomeu, informou que medidas serão tomadas para impedir a ação. "Medidas preventivas devem ser adotadas para garantia da segurança, da ordem e do direito de propriedade", esclareceu.

Ele ainda informou que o Sindicato Rural de Campos tem alertado os produtores.

“O direito de propriedade e a paz no campo são direitos básicos à sociedade”, garantiu.

Vale lembrar que uma invasão pelo MST nas terras da extinta Usina Cupim, que hoje são arrendadas à Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio (Coagro), foi impedida após medidas de emergência no início deste ano.
Pela manhã, algumas informações veicularam de que a Polícia Militar teria se desmobilizado da área, mas, segundo Carlos Augusto Guimarães, Delegado Titular da 146ª DP, não houve desmobilização nenhuma. "A título de esclarecimento, não houve nenhuma determinação por parte desta autoridade policial no sentido de desmobilizar as equipes da Polícia Militar. Até porque, não me compete tal incumbência. Trata-se de vídeo com nítido intuito desmerecedor do trabalho das policiais junto à população", afirmou Carlos.  
Ainda segundo o Carlos Augusto, o proprietário do imóvel conseguiu uma liminar judicial que proíbe qualquer invasão no terreno. "O que corrobora as investigações preliminar das polícias no sentido de que poderia haver invasão no local com consequente retaliação dos proprietários. Graças ao trabalho conjunto e preventivo das duas polícias estaduais um mal maior foi evitado", disse o delegado. 
VÍDEO
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS