Feira de Oportunidades é lançada em Campos
04/08/2022 16:36 - Atualizado em 04/08/2022 17:15
Lançamento da Feira de Oportunidades
Lançamento da Feira de Oportunidades / Divulgação - Firjan
Com o objetivo de estreitar a relação entre escolas, empresas e comunidade, criando um espaço de integração entre setor produtivo, comunidade acadêmica e recurso humano especializado, foi lançada pelo Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc) a 5ª edição da Feira de Oportunidades, durante evento nesta quinta-feira (4), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
A cerimônia de apresentação desta edição da feira contou com a participação de dezenas de instituições públicas e privadas atuando em conjunto, seja como correalizadoras ou apoiadoras. Durante o lançamento, foram apresentados a programação da Feira, que será realizada nos dias 4 e 5 de outubro de 2022, no Instituto Dom Bosco – Colégio Salesiano, em Campos-RJ, e os apoiadores do evento: Prefeitura de Campos, Firjan, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ), Sicoob Fluminense, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ), Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-RJ), Associação Comercial e industrial de Campos (Acic), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, Águas do Paraíba e o Grupo Folha de Comunicação.
A Feira de Oportunidades reunirá empresas e instituições de ensino da região para que, em contato direto com estudantes, egressos e comunidade, possam articular e gerar oportunidades para o mundo do trabalho. Durante a Feira, as empresas da região podem apresentar sua área de atuação e seu plano de contratações para que estudantes e profissionais possam vislumbrar as oportunidades oferecidas para o trabalho. Entre as ações a serem realizadas estão palestras técnicas e estandes para exposição, e apresentação das instituições de ensino em cerca de mil metros quadrados de área coberta e um auditório com capacidade para 250 pessoas, disponíveis à programação.
Presente no lançamento do evento, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, destacou que essa é a chance que faltava para o jovem que busca seu primeiro emprego. “Vivemos um momento de aumento de contratações e revigoramos nosso poder de investimentos, por isso a hora de se qualificar é agora. É importante que as instituições e o setor público se retroalimentem para que o ciclo seja completo e que possa gerar resultado para a população”, afirmou.
O reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães de Azevedo, exaltou a união das instituições para essa edição. “Oportunizar é trazer esperança de um momento novo, para um novo país e para a vida das pessoas. As empresas com quem conversamos afirmam que estão voltando a contratar, e com o engajamento que estamos percebemos, podemos afirmar que esta edição será a maior de todas as feiras”, disse Jefferson.
Na cerimônia de lançamento, o prefeito Wladimir Garotinho recebeu da Firjan Norte Fluminense o estudo “Agendas regionais com os municípios: Norte Fluminense 2021-2024”, que propõe soluções para os principais gargalos econômicos da região.
“Esta agenda entregue ao prefeito vem ao encontro também dos objetivos da Feira: estamos olhando para o futuro, buscando contribuir com o poder público para superarmos os entraves para o nosso desenvolvimento, e assim gerar mais emprego e renda. Da mesma maneira, a Feira vai estimular a qualificação profissional e reunir empresas e futuros trabalhadores, constituindo-se, assim, num elo fundamental para promover o desenvolvimento socioeconômico da região”, fiz a Firjan NF.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS