Orquestra Sinfônica Jovem do Rio se apresenta nesta sexta no Trianon
Matheus Berriel 13/07/2022 05:00 - Atualizado em 13/07/2022 13:39
Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro
Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro / Divulgação
Um concerto da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro abrirá, nesta sexta-feira (15), às 20h, programação comemorativa pelo 24ª aniversário do Teatro Municipal Trianon, em Campos. Até o final do mês, haverá várias atrações no local, entre concertos, shows e espetáculos teatrais. Nesta sexta, a entrada será trocada pela doação de 1kg de alimento não perecível, com a retirada do ingresso acontecendo pelo site megabilheteria.com/evento?id=20220707135933. O evento tem apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Classificação: Livre.
A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro é composta por 55 jovens de grande talento e dedicação, com idades de 15 a 26 anos e, em sua grande maioria, residentes de comunidades do Rio. Foi criada em 1982, pelo saudoso maestro David Machado, tendo as atividades interrompidas no ano de 1987. Em 2014, após assistir a um concerto realizado por vários alunos da ONG Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), o presidente do seu conselho consultivo, o advogado e melômano Ronald Riess, idealizou a retomada do projeto.
A fase atual Orquestra Sinfônica Jovem é fruto deste programa, do qual tornou-se indissociável. Neste processo de aprendizagem, os alunos da ASMB adquirem maior disciplina, concentração, capacidade de trabalho em equipe, respeito e paixão pela arte, afastando-os, consequentemente, de atividades nocivas muito próximas de seu meio social.
A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro tem se apresentado no Theatro Municipal do Rio, na Cidade das Artes, na Sala Cecília Meireles, na Fundação Getúlio Vargas, em centros culturais, escolas e universidades. Nos últimos anos, a orquestra acompanhou, com sucesso, solistas da envergadura do violinista Gabriel Kameda; da cantora lírica Elizeth Gomes e do violonista Yamandu Costa, entre outros. (A.N.) (M.B.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS