Economia de Campos volta a reagir
09/07/2022 07:53 - Atualizado em 09/07/2022 09:55
Vista aérea da cidade de Campos
Vista aérea da cidade de Campos / Rodrigo Silveira
Sinalizando a retomada econômica no pós-pandemia de Covid-19, o município de Campos registrou a emissão de mais de 1,3 milhão de notas fiscais entre janeiro e junho de 2022, que movimentaram o montante de R$ 1,8 bilhão, segundo dados da secretaria municipal de Fazenda. O valor é 24% maior que o alcançado no mesmo período do ano passado, quando foram computados R$ 1,46 bilhão, referentes à emissão de 985 mil notas fiscais. Esse resultado reflete ações integradas para a recuperação da economia, e a administração municipal está otimista com o quadro para os próximos meses.
A reação da economia no município já vem sendo evidenciada também pelo balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Pelo levantamento, nos cinco primeiros meses deste ano, foram gerados 3.012 empregos com carteira assinada, enquanto que em todo o ano de 2021 foram criados 3.359 postos formais de trabalho.
Considerando apenas o último mês de maio, foram geradas em Campos 1.858 vagas. O setor Agropecuário foi o que apresentou maior destaque, com a geração de 630 novos postos, influenciado pela safra de cana-de-açúcar. Em seguida, aparecem o de Serviços (519), o da Indústria (517), o da Construção Cívil (161) e o do Comércio (31).
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Felipe Knust, o saldo positivo na geração de empregos já era um indicativo de aumento na emissão das notas fiscais. “A gente já esperava um aumento, muito pela questão do número de empregos gerados nesses dois últimos anos. Um ponto que favorece esse quadro é a desburocratização para abertura de novas empresas no município, inclusive, com alvará automatizado. Campos hoje é o sétimo entre os 92 municípios do estado do Rio em número de novas empresas abertas”, afirmou Knust.
A Prefeitura vem, ainda, mantendo diálogo com empresas instaladas no Complexo Logístico do Porto do Açu para ampliar as oportunidades de emprego para profissionais do município e também de negócios com fornecedores locais. “Na semana passada, estivemos na GNA, juntamente com o Sebrae, para assinatura de um acordo para capacitação de fornecedores locais para que estejam aptos a atender ao Porto do Açu, fazendo com que o dinheiro circule aqui, gerando mais empregos e impostos para o município. Nosso papel fundamental é fazer esse link entre fornecedores locais e os grandes empreendimentos”.
Outro fator determinante para a recuperação econômica apontado pelo secretário é o pagamento em dia dos servidores, que permite que os empresários tenham previsibilidade e segurança de que esses recursos vão circular na cidade.
— Uma série de ações estruturantes que a gente pensou para a saída dessa pandemia vem sendo desenvolvida e recuperando perdas ocorridas durante a emergência em saúde. E essas ações também vêm sendo beneficiadas pelo preço do barril do petróleo, que está bastante favorável, aquecendo o mercado offshore em Campos, além da alta nos repasses de royalties e participação especial — ressaltou o secretário de Desenvolvimento.
O potencial de investimentos de Campos também tem sido percebido por grandes redes, que recentemente instalaram unidades no município, como Magazine Luiza, Atacadão Tubarão, Atacadão São Paulo e redes de farmácias. “Campos vem ganhando espaço e se destacando no Norte e Noroeste Fluminense”.
E as perspectivas para os próximos meses são ainda mais positivas, inclusive, com projetos de investimentos na cidade, em especial em infraestrutura, que geram muitas oportunidades de emprego. “A gente sai de um período pandêmico, de demissões em massa, ajuda do governo federal, para um período de rearranjo, apesar da inflação alta. Estamos muito bem e vamos fechar o ano no azul, mas temos que evoluir mais e aproveitar este momento, principalmente do aumento do preço do barril do petróleo, que favorece toda a cadeia”, disse Felipe Knust.
Oportunidade para empresas e trabalhadores
Profissionais em busca de uma vaga de emprego têm no Espaço da Oportunidade (Balcão de Emprego) a chance de uma colocação no mercado de trabalho. Esses trabalhadores são cadastrados e encaminhados ao mercado, de acordo com o perfil e qualificação de cada um.
Keylla Damasceno Ribeiro, 30 anos, saiu da empresa em que trabalhava como auxiliar administrativo no final de março e, em abril, procurou o Espaço da Oportunidade, onde atualizou seu cadastro. “Em 10 dias, foi feito o primeiro contato da equipe da Prefeitura de que havia uma vaga para o cargo que eu buscava. Foi muito rápido. Estou há cerca de um mês no trabalho e estou me identificando muito”, afirma a auxiliar administrativo.
O Espaço da Oportunidade também tem sido procurado por empregadores. “Especificamos as vagas disponíveis e eles publicaram e fizeram a captação. Através desse trabalho, a Prefeitura também ajuda a pessoa que está em busca de emprego a montar e atualizar o currículo e faz a triagem entre os candidatos. Depois, começaram as entrevistas. Para a gente que está na execução, é fundamental esse suporte”, contou o gerente comercial da Casa de Vidro Supreme, Eresten Martins Neto, lembrando que poderá surgir novas vagas, a partir da programação de eventos da casa de festas para o segundo semestre.
Além de unir funcionários e empregadores, a subsecretaria de Qualificação e Emprego, responsável pelo Espaço da Oportunidade, oferece cursos de capacitação, auxilia na montagem de currículo e orienta sobre a postura em entrevistas. O órgão também realiza processos seletivos para empresas. “Nosso objetivo é sermos mais do que uma ponte entre quem precisa contratar e quem precisa do tão sonhado emprego”, afirma a subsecretária Joyce Lessa.
O Sebrae é um dos parceiros da secretaria de Desenvolvimento Econômico e, entre as ações que estão sendo desenvolvidas em conjunto está o mapeamento dos profissionais em busca de emprego e as vagas disponíveis no mercado, para desenvolvimento de cursos que ofereçam a qualificação que esses trabalhadores precisam para se enquadrarem ao perfil dessas vagas.
Contas equilibradas e recuperação de crédito
O equilíbrio fiscal e a recuperação do crédito também são comemorados pelo município, que volta a poder contar com incentivos do governo federal. E essa saúde financeira permite que Campos faça novos investimentos, como obras, que favorecem a circulação de recursos.
A partir de ajustes nas contas públicas, o Município de Campos conquistou, no mês de junho, uma melhor classificação de risco diante do Tesouro Nacional e passa a viver uma outra realidade fiscal. De nota C, considerada baixa, passou direto à nota A na análise da Capacidade de Pagamento (Capag), que indica melhor solvência e confiabilidade.
De acordo com a assessora especial da secretaria municipal de Fazenda de Campos, Ailce das Dores, uma comissão foi criada para avaliar todos os dados, inclusive informações que ainda não haviam sido repassadas ao Tesouro, e regularizar as pendências fiscais que existiam junto à União.
— A gente encontrou vários débitos, inclusive alguns débitos em razão da Covid, outros não. Havia um passivo muito grande dos últimos quatro anos, e a gente conseguiu negociar com a Receita Federal, com a Procuradoria, inclusive com vários descontos, visando a economicidade do município. E assim conseguimos uma melhor saúde fiscal do município. E essa nota A na Capag demonstra que o município é confiável perante a União e poderá conseguir mais verbas federais — explicou Ailce.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS