Pombal, em Campos, começa a receber maior painel vertical de grafite do interior do Rio
Matheus Berriel - Atualizado em 12/07/2022 18:07
Prévia dos paineis no Pombal
Prévia dos paineis no Pombal / Foto: Reprodução
A partir do próximo mês, Campos terá o maior painel vertical de grafite do interior do Rio de Janeiro. Será no Conjunto Habitacional Guadalajara, conhecido como Pombal, no bairro da Pecuária. Feitas pelos grafiteiros Andinho Ide, Pablo Malafaia e Jhony MisterBod, todos da cidade, as artes começaram a ser executadas nessa terça-feira (12), com previsão de término no dia 4 de agosto. O projeto de revitalização artística faz parte do Festival Efeito, que está em sua primeira edição.
— Nosso objetivo é ressignificar esse espaço e despertar o interesse à arte e à valorização da comunidade. Vamos utilizar o grafite e outras linguagens da arte urbana como ferramentas de socialização, possibilitando a crianças, jovens e adultos o acesso à cultura — afirma a produtora cultural Anna Franthesca, responsável pelo Festival Efeito. A iniciativa foi contemplada em primeiro lugar do Norte Fluminense no edital “Rua Cultural”, da secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa.
Local escolhido para a realização do festival, o Pombal está situado à RJ 158, que liga Campos a São Fidélis, com grande circulação diária. O objetivo é promover uma mudança no cotidiano dos moradores e transeuntes com a revitalização dos três últimos prédios do condomínio, visando ressignificar o espaço e despertar o interesse à arte e à valorização da comunidade.
Na última semana, foram montados três andaimes nas fachadas dos prédios. Cada prédio possui 12 metros de altura e seis de largura, possibilitando um painel completo de 252m². No sábado, ocorreu a primeira intervenção artística nas imediações do conjunto habitacional, à avenida Presidente Vargas, próximo ao Parque de Exposições. Já a pintura foi iniciada nessa terça.
— Confio no trabalho dos artistas e acho que vai ser legal, quanto mais aqui, que é entrada e saída da cidade. A RJ 158 passa por São Fidélis, Nova Friburgo e outras cidades. Então, (o painel) vai ficar bem exposto. As reformas que são feitas são sempre do Governo do Estado, mas trabalho artístico assim, nunca foi feito — comenta a síndica de um dos prédios, Rosângela Pessanha.
Um dos artistas do projeto, Andinho IDE é considerado pioneiro da arte urbana na região, exercendo-a desde 1998. Ele atua como instrutor e oficineiro em projetos de instituições como Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi), Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Prefeitura de Campos e redes de ensino. Atualmente, suas ilustrações contam com técnicas de realismo e biorganic. Andinho também trabalha como videomaker, designer gráfico e ilustrador em espetáculos teatrais e outros eventos.
Pablo Malafaia, por sua vez, é formado em design gráfico e, nas intervenções urbanas, tem utilizado técnicas de stencil e outras mistas, como grafite, colagem e acrílica. Já Jhony MisterBOD ganhou popularidade como grafiteiro, mas também atua como tatuador, sendo um dos precursores da desmarginalização deste tipo de trabalho artístico e em Campos.
Obra começou a ser realizada
Obra começou a ser realizada / Foto: Rodrigo Silveira
Andinho Ide, Pablo Malafaia e Jhony MisterBod
Andinho Ide, Pablo Malafaia e Jhony MisterBod / Foto: Rodrigo Silveira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS