Campos mantém campanha de vacinação contra a Covid
- Atualizado em 12/07/2022 21:06
Vacinação Covid
Vacinação Covid / Subcom
Nesta quarta-feira (13), a vacinação contra a Covid-19 prossegue com aplicação da primeira dose para todas as pessoas com 12 anos ou mais. Também será administrada a segunda dose da Pfizer quem tomou a 1ª até o dia 13 de junho. A segunda dose da CoronaVac é para quem foi imunizado com a 1ª dose até o dia 20 de junho e da AstraZeneca até o dia 06 junho. Os adolescentes, de 12 a 17 anos, que receberam a Pfizer, devem respeitar o intervalo de 2 meses. A imunização acontece das 9h às 22h nos mesmos postos onde são aplicadas as doses de reforço (3ª e 4ª doses). Em todos os locais o atendimento é por meio de senha.

Devem receber o primeiro reforço (3ª dose), as pessoas com 12 anos ou mais, incluindo gestantes e puérperas (45 dias após o parto), que receberam a segunda dose há quatro meses. No caso dos adolescentes (12 a 17 anos), o imunizante usado será Pfizer ou CoronaVac. Os maiores de 18 anos, com exceção de gestantes e puérperas, podem usar a Pfizer, CoronaVac, AstraZeneca ou Janssen como dose de reforço, independente do imunizante usado no esquema primário.

Os adolescentes de 12 a 17 anos imunocomprometidos com o esquema primário de duas doses completo também podem receber a dose adicional (3ª dose), desde que respeitado o intervalo de dois meses. Para receber a vacina é preciso laudo médico ou outro documento que comprove a condição.

Para as pessoas acima de 40 anos e para todos os profissionais de saúde com idade igual ou superior a 18 anos está liberada a aplicação do segundo reforço (O segundo reforço (4ª dose). Também devem fazer a quarta dose, as pessoas imunocomprometidas acima de 18 anos, que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional). O intervalo para todos é de quatro meses também entre uma dose e outra.

São consideradas imunossupressão aptas para receber a 4ª dose: imunodeficiências primárias graves; pacientes em hemodiálise; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de célula tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/AIUDS; em uso de corticoides em doses menor 20mg/doía de prednisona ou equivalente por menos de 14 dias; uso de drogas modificadas da resposta imune e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas e auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.

REFORÇO DA JANSSEM TAMBÉM DISPONÍVEL – Quem recebeu a dose única da Janssen também precisa completar o esquema vacinal. Para receber o primeiro reforço, o intervalo é de dois meses entre uma dose e outra, independentemente da idade. Essa aplicação acontece exclusivamente na sede da Secretaria de Saúde, na rua Voluntários da Pátria, nº 161-185, no Centro.

Para aqueles que têm idade entre 18 e 39 anos que irão receber o segundo reforço (3ª dose), cuja recomendação do Ministério da Saúde é que seja feito com as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, o intervalo é de quatro meses após o primeiro.

As pessoas com 40 anos ou mais precisam tomar quatro doses, ou seja, a dose única, um primeiro reforço dois meses depois da primeira dose, o segundo reforço (3ª dose) e o terceiro reforço (4ª dose) com intervalo de quatro meses entre cada dose. Nesses casos, a recomendação é para que sejam usadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen.

Gestantes e puérperas devem tomar a dose de reforço com a vacina da Pfizer. Caso esse imunizante não esteja disponível, poderá ser utilizada a vacina Coronavac. As pessoas que tomaram a dose única da Janssen e fizeram o primeiro reforço com outro imunizante também precisam dar sequência à imunização, respeitando o intervalo de quatro meses.

Para receber a vacina é necessário apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência, a caderneta ou cartão de vacina contra a Covid-19. No caso de gestantes é preciso apresentar também o cartão pré-natal e declaração médica. Já os profissionais de saúde devem levar um documento que comprove o efetivo exercício da função (carteira de trabalho, contracheque) ou registro no Conselho responsável pela categoria.

CRONOGRAMA DA 1ª E 2ª DOSE:
1ª dose para todas as pessoas com 12 anos ou mais
2ª dose de AstraZeneca para quem tomou a 1ª até o dia 06 de junho
2ª dose de Pfizer para quem tomou a 1ª até o dia 13 de junho
2ª dose da CoronaVac para quem tomou a 1ª até o dia 20 de junho
Adolescentes de 12 a 17 anos que tenham recebido a 1ª dose há dois meses

PRIMEIRA DOSE DE REFORÇO (3ª DOSE):
Público em geral com 12 anos ou mais e que tenha tomado a 2ª há quatro meses
Gestantes e puérperas que tenham tomado a 2ª há quatro meses

DOSE ADICIONAL (3ª DOSE):
Adolescentes imunocomprometidos de 12 a 17 anos que receberam a 2ª dose há dois meses

SEGUNDA DOSE DE REFORÇO (4ª DOSE):
Pessoas com 40 anos ou mais que receberam a 3ª dose há quatro meses
Profissionais de saúde com 18 anos ou mais que receberam a 3ª dose há quatro meses
Indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos de idade que receberam a 3ª dose há quatro meses

REFORÇO DA JANSSEN:
Pessoas de 18 anos a 39 anos
Total de 3 doses: dose única + 1º reforço + 2º reforço
Pessoas de 40 anos ou mais
Total de 4 doses: dose única + 1º reforço + 2º reforço + 3º reforço
Gestantes e puérperas devem tomar a dose de reforço com a vacina da Pfizer. Caso esse imunizante não esteja disponível poderá ser CoronaVac.
Intervalo:
2 meses entre a dose única e o 1º reforço
4 meses entre os reforços seguintes

POSTOS COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES (CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca) E 2º E 3º REFORÇO PARA QUEM RECEBEU JANSSEN– 9H ÀS 15H
AUTOMÓVEL CLUBE
CAMPOS SHOPPING
CLUBE DA TERCEIRA IDADE
DRIVE-THRU DA UENF
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES (ANTIGA AABB)
QUIOSQUE RODOVIÁRIA ROBERTO SILVEIRA
UBS DE TOCOS
UBSF DORES DE MACABU
UBSF LAGAMAR/FAROL DE SÃO TOMÉ (13h às 15h)
UBSF SÃO SEBASTIÃO
VILA OLÍMPICA DO JARDIM CARIOCA

POSTOS COM APLICAÇÃO DA 2ª DOSE (CoronaVac e AstraZeneca) E 1º REFORÇO DA JANSSEN – 9H às 16H
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

POSTOS COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES (CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca) E 2º E 3º REFORÇO PARA QUEM RECEBEU JANSSEN -16H ÀS 22H
UPH SALDANHA MARINHO
UPH FAROL DE SÃO TOMÉ

POSTOS COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES (CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca) E 2º E 3º REFORÇO PARA QUEM RECEBEU JANSSEN – 18H ÀS 22H
UPH URURAÍ
UPH TRAVESSÃO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS