Censo 2022 do IBGE começa em Campos e região
Dora Paula Paes - Atualizado em 02/08/2022 19:36
 
Os cerca de 700 recenseadores e supervisores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do núcleo que abrange Campos, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, São João da Barra, Cardoso Moreira e Italva, já estão atuando nas zonas rurais e urbanas. O trabalho de campo para o Censo 2022 começou na segunda-feira (01) e seguirá até o dia 31 de outubro.

A ação ocorre em todos os os municípios do país, e é fundamental para fornecer dados e informações a respeito das condições de vida dos brasileiros, auxiliando no desenvolvimento de políticas públicas. Para o Censo 2022, cerca de 75 milhões de domicílios serão visitados.

- A gente pede que as pessoas recebam o recenseador da melhor maneira possível. A população pode fazer a verificação se de fato a pessoa que se apresenta é recenseador do IBGE. O recenseador tem que estar com colete, crachá e boné, para facilitar a identificação. Mas, também, pelo crachá é possível fazer a identificação ligando para o 0800 ou apontando a câmera do celular para qrcode, que redimensiona para o site do IBGE onde poderá fazer a identificação - explica o coordenador do núcleo Campos, Murilo Nogueira, ressaltando que é importante que a população atenda o recenseador, já que essas informações irão mostrar a atual realidade da população brasileira.

Segundo Murilo, o núcleo do IBGE está tendo apoio de igrejas, associações de moradores, líderes comunitários e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para facilitar o trabalho em certas áreas. "Mas posso dizer, trabalhar em uma área simples, muitas vezes, é mais fácil do que aqui na área da Pelinca, por exemplo. A dificuldade, muitas vezes, é conseguir chegar nos prédios e conseguir falar com todos os moradores", disse ele.

O trabalho dos recenseadores segue um roteiro de perguntas que serão respondidas pelos moradores. A entrevista simples dura em média cinco minutos e pode ser feita no portão, sem necessidade de que o profissional entre na residência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS