Wladimir conversa com Castro sobre partilha dos royalties e diz que governador tem uma estratégia
Rodrigo Gonçalves 07/06/2023 17:04 - Atualizado em 07/06/2023 18:18
Cláudio Castro com Wladimir
Cláudio Castro com Wladimir / Divulgação
Na reunião de reunião de trabalho que o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (futuro PP), teve na manhã desta quarta-feira (7), com o governador Cláudio Castro, no Palácio Laranjeiras, a situação do possível julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) da partilhas dos royalties também esteve em pauta.
Segundo Wladimir, o governador tem uma estratégia para lidar com a situação, mas o prefeito informou que não pode, ainda, adiantar qual é.
— O governador tem uma estratégia, posso concordar ou não, mas ele tem uma e precisamos atuar em conjunto. Não vai adiantar cada um atirar para um lado, fazendo movimentos desconexos. O governador vai conduzir com os atores, seja deputados estaduais/federais, entidades e com o judiciário. Mas a estratégia, para funcionar, precisa ser construída e realizada em conjunto. Não cabe a ninguém tentar ser protagonista em uma hora tão delicada, o importante é o resultado — declarou o prefeito.
Também presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), Wladimir também apresentou um levantamento que mostra que, só para os municípios da Ompetro, as perdas médias de royalties são de 80%, e as de participação especial são de 60%.
É sustentada por uma liminar de 2013 que a distribuição dos royalties, como é hoje, está mantida aos estados e municípios produtores de petróleo. Mas, se depender da pressão do senador Renan Calheiros (MDB-AL) isso pode não se sustentar por muito tempo.
Uma postagem feita por ele na segunda (05) apontou um suposto prazo para que o Supremo Tribunal Federal possa mudar a decisão monocrática sobre a partilha, o que representaria a falência do estado e municípios. Mesmo sem o STF confirmar a pauta, políticos, inclusive da região vão se reunir por um acordo.
Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rodrigo Gonçalves

    [email protected]