Recuperado de lesão, Wagner Barroso treina para voltar às competições de jiu-jitsu
18/02/2023 08:13 - Atualizado em 18/02/2023 08:13
Hoje no Paraguai, Wagner já morou em Campos e SFI
Hoje no Paraguai, Wagner já morou em Campos e SFI / Foto: Reprodução/Instagram
Após mais de um ano parado por conta de uma fratura na tíbia, o lutador Wagner Barroso, de 38, se prepara para retornar às competições de jiu-jitsu. Natural do Rio de Janeiro, mas residente em Campos e São Francisco de Itabapoana (SFI) por muitos anos, Wagner mora atualmente em Assunção, sendo líder da Equipe Kronos no Paraguai. Seu próximo desafio será o Open CDE, no próximo fim de semana (24 e 25), em Ciudad del Este.
Filho de um campista e uma carioca, Wagner Barroso nasceu no Rio e veio para Campos aos sete anos de idade, morando na cidade até o início da fase adulta. Após se mudar para o Rio de Janeiro, retornou ao Norte Fluminense quando se casou, passando a morar em São Francisco de Itabapoana, além de ter familiares em Campos. Nesta época, inclusive, ajudou a difundir o jiu-jitsu em SFI, tendo firmado parceria com algumas igrejas para desenvolver um projeto social, com aulas gratuitas a crianças e adolescentes na sede do município e em localidades como Travessão de Barra, Barra do Itabapoana e Gargaú.
No currículo de Wagner, o maior destaque é o tricampeonato mundial no Brazilian Jiu-Jitsu (BJJ). Também foi campeão pan-americano e tricampeão brasileiro, além de ter vencido uma etapa de Copa do Mundo. Treinando há cerca de três meses após se recuperar da lesão, ele agora espera retomar o caminho das vitórias, tendo como foco principal o Pan-Americano da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF), que acontecerá de 21 a 26 de março, nos Estados Unidos.
— Como sou formado em educação física, eu mesmo preparo os meus treinamentos e me autoavalio. Vou lutar agora, no Open CDE, me preparando para os próximos campeonatos. Antes da lesão, eu já havia me classificado para o Pan-Americano. Então, com a liberação médica, vou em busca dele — afirma Wagner, que também treina com o ex-lutador do UFC Goku Arzamendia.
Outros objetivos de Wagner Barroso para a temporada são torneios no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de competições na Europa. Para isso, espera conseguir patrocinadores, que podem entrar em contato com o atleta pelo perfil de Instagram @wagnerbarrosobjj, Atualmente, Wagner luta na categoria meio-pesada (de 82,3kg a 88,3kg).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS