Desfiles carnavalescos em Campos esbarram na demora para captação de recursos
Matheus Berriel - Atualizado em 18/02/2023 08:26
Cepop precisa de manutenção
Cepop precisa de manutenção / Foto: Rodrigo Silveira
Já é consenso entre representantes de agremiações carnavalescas de Campos que dificilmente os desfiles de escolas de samba, blocos e bois pintadinhos vão acontecer no final de semana de 11 e 12 de março, como era desejado. Com o curto tempo para definir todos os detalhes, inclusive a distribuição de receita para as entidades envolvidas, já se fala no adiamento da festa para o dia 28 de março, com um mini Carnaval no dia aniversário da cidade. Embora ainda não haja definição, há inclusive um entendimento de que o mini Carnaval pode acontecer em outro lugar que não o Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), pois este encontra-se com vários danos em sua estrutura e carece de reforma.
Como já divulgado pela Folha, a Prefeitura divulgou no dia 13 de janeiro, por meio do Diário Oficial, que a Liga Independente das Escolas de Samba e Entidades de Carnaval de Campos (Liesecam) estava credenciada para repassar valores recebidos de patrocinadores às escolas e aos blocos de samba. A Associação dos Bois Pintadinhos de Campos (Aboipic), por sua vez, passou a ficar responsável unicamente pelo repasse aos bois pintadinhos. Porém, o entrave passou a ser a captação de recursos, principal motivo para que os desfiles não possam acontecer duas semanas após o Desfile das Campeãs do Rio de Janeiro, conforme desejavam tanto a Liesecam quanto a Aboipic.
— A gente recebe essa notícia com tristeza, uma vez que nós estávamos fazendo a nossa parte. Desde o dia 14 dezembro, havíamos solicitado à Prefeitura uma audiência com representantes de uma cervejaria, que é a Ambev; o presidente da Ficcerj Federação da Indústria Criativa Cultural do Carnaval do Estado do Rio de Janeiro (Ficcerj) e a diretoria-executiva da entidade — afirmou o presidente da Aboipic, Marciano da Hora. — A cervejaria precisava da confirmação da realização do Carnaval — complementou.
Segundo Marciano, a citada reunião só aconteceu na última quarta-feira (16), envolvendo o chefe de gabinete do prefeito Wladimir Garotinho, Thiago Ferrugem, e um assessor especial da secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Firmino. Nesta reunião, teria sido confirmado que a Ambev demonstrou interesse em aportar recursos para a realização do Carnaval das agremiações de Campos, tendo como base uma carta de intenção da Aboipic para captação de R$ 1,5 milhão.
— Para tramitar a documentação e estar realizando o Carnaval no dia 28 de março, aniversário da cidade, é humanamente impossível. Mas, é melhor acontecer no dia 28 do que não acontecer. Até porque, Campos sempre fez o seu Carnaval fora de época. A Aboipic está muito tranquila, porque tem como provar que fez a parte dela. O que não pode é ficar sem ter desfiles das escolas de samba, dos blocos e bois pintadinhos — reforçou Marciano da Hora.
Paralelamente, o presidente da Liesecam, André Vasserstein, busca outras fontes de recursos. Também na quarta-feira, ele esteve reunido com a presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a deputada estadual Verônica Costa (PT), tratando de assuntos relacionados ao Carnaval.
— A reunião foi bastante proveitosa. Já temos aceno positivo do Super Bom e da Águas do Paraíba. Estamos conversando com outras empresas no Rio de Janeiro que têm interesse no Carnaval de Campos, e também com duas cervejarias, que infelizmente não podemos dar os nomes para não atrapalhar as negociações — disse André Vasserstein. — Estamos providenciando para que o Carnaval se realize, no máximo, no fim do março — enfatizou.
Em nota, a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Auxiliadora Freitas, informou que a Prefeitura trabalha para que os desfiles aconteçam.
— Seguimos dialogando com as entidades carnavalescas, pois elas serão parceiras da municipalidade na realização. A Liesecam e a Aboipic foram credenciadas por meio do chamamento público para empresas, associações e/ou ligas interessadas em apoiar a estruturação do Carnaval 2023, estando aptas a captar recursos de patrocínio para a festa. Sobre as obras do Cepop, o procedimento não deve ter grande demora para a sua conclusão. A secretaria municipal de Obras e Infraestrutura é a responsável pela execução da obra — pontuou Auxiliadora.
Questionada sobre a reunião citada por Marciano da Hora, a Prefeitura alegou apenas que “está em diálogo com a Aboipic e com a secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa sobre a referida demanda”, por meio do gabinete do prefeito e da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
Cepop precisa de reparos
Cepop precisa de reparos / Foto: Divulgação
Cepop precisa de reparos
Cepop precisa de reparos / Foto: Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS