Fluminense vence o Flamengo e é bicampeão do Estadual
09/04/2023 20:38 - Atualizado em 11/04/2023 12:42
Se parecia impossível, o Fluminense foi lá e fez. Pelo segundo ano consecutivo, o Tricolor conquistou o Campeonato Estadual de Futebol desbancando o Flamengo na decisão, desta vez depois de ter perdido o jogo de ida por 2 a 0. O título foi garantido neste domingo (9), com uma sonora vitória por 4 a 1, no Maracanã, pela partida de volta. Marcelo, Germán Cano (duas vezes) e Alexsander marcaram na conquista, com Ayrton Lucas anotando o gol de honra rubro-negro. Pela Taça Rio, o Botafogo fez 5 a 2 no Audax, em Volta Redonda, e ficou com o título de consolação, totalizando 7 a 3 no placar agregado.
O 33º título estadual do Fluminense foi cercado por simbolismos. Em vantagem, o Flamengo começou o jogo decisivo com a tranquilidade de quem poderia até perder por um gol de diferença. Tão tranquilo que pouco ofereceu perigo, enquanto o Flu, melhor na partida, conseguiu inaugurar o placar aos 30 minutos. Em seu segundo jogo após retornar ao futebol brasileiro, Marcelo girou na entrada da área, se livrou de dois marcadores e bateu forte no canto. Teve início a festa tricolor, que quatro minutos mais tarde ganharia combustível extra. Saiu dos pés do atacante Germán Cano o gol que empatou o placar agregado, tocando na saída do goleiro Santos após ótimo passe de Paulo Henrique Ganso.
Veio o segundo tempo, e o semblante dos jogadores do Flamengo demonstrava a dificuldade de reação, mesmo com as substituições promovidas por Vitor Pereira. Gabigol, que havia retornando ao time titular, foi um dos que saíram no intervalo, dando lugar a Éverton Ribeiro. Pouca coisa mudou na prática, e a superioridade tricolor foi premiada aos 11 minutos, num pênalti confirmado pela arbitragem de vídeo após a bola bater no braço de Fabrício Bruno. Santos até defendeu a cobrança de Cano, que, por sua vez, estufou a rede no rebote. Com 16 gols ao todo, o argentino tornou-se o maior artilheiro de uma só edição do Estadual neste século, igualando Edilson, pelo Flamengo, em 2011, e Fábio, pelo Volta Redonda, em 2012.
Ainda teve espaço para um gol de Alexsander, aos 20 minutos. O Fla só conseguiu descontar nos acréscimos, com Ayrton Lucas. Era tarde para uma reação, e o apito final confirmou o primeiro grande título do técnico Fernando Diniz. Em março, seu Flu já havia faturado a Taça Guanabara, confirmando agora a soberania neste início de temporada. O treinador também tem duas Copa Paulistas e uma terceira divisão do Estadual de São Paulo. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS