Flamengo torce por combinação de resultados para conquistar Taça Guanabara na 9ª rodada
Matheus Berriel - Atualizado em 25/02/2023 09:30
Fla, de Marinho, enfrenta o Botafogo neste sábado
Fla, de Marinho, enfrenta o Botafogo neste sábado / Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
O Flamengo pode conquistar na próxima segunda-feira (27) o seu primeiro título na temporada, ainda de pequena expressão. Depois de perder a Supercopa do Brasil e o Campeonato Mundial de Clubes, além de ter sido superado no jogo de ida da Recopa Sul-Americana, o Rubro-Negro está com uma mão na Taça Guanabara, podendo conquistá-la com duas rodadas de antecedência. Para isso, o precisa torcer por uma derrota do Fluminense contra a Portuguesa, às 16h deste sábado (25), no estádio Luso Brasileiro; vencer o Botafogo, também neste sábado, às 18h, no estádio Mané Garrincha; e torcer por tropeço do Vasco contra o Boavista, às 19h30 de segunda, em São Januário. Ainda que não liquide a fatura da Taça Guanabara, um triunfo sobre o Botafogo já será suficiente para o Fla confirmar a vaga na semifinal do Campeonato Estadual.
Atualmente, o Estadual tem oito das 11 rodadas já disputadas. O Flamengo é o líder isolado, com 20 pontos. Vasco e Botafogo têm 16, cada, com o Fogo em segundo por estar em vantagem no número de gols marcados. Já o Vasco é o quarto colocado, com 14 pontos. Para conquistar a Taça Guanabara nesta rodada, portanto, o Fla precisaria abrir sete pontos de vantagem sobre o vice-líder, não podendo mais ser alcançado mesmo que perca para Vasco e Fluminense nas últimas rodadas.
Além da Taça Guanabara, também estão em jogo as vagas nas semifinais do Estadual, sendo o Vasco o mais ameaçado entre os quatro grandes clubes cariocas na segunda-feira. Se não vencer o Boavista na segunda-feira, pode ser ultrapassado por Volta Redonda ou Bangu, que estão com 13 e 12 pontos, respectivamente, e se enfrentam neste domingo (26), às 15h30, em Moça Bonita.
Outro bloco da classificação vale briga por vaga na Taça Rio, que virou um torneio de consolação disputado pelos clubes que terminaram a fase classificatória do quinto ao oitavo lugares. Além de Volta Redonda e Bangu, neste momento estariam classificados Madureira e Audax Rio, que jogam entre si nesta rodada, às 15h30 de segunda-feira, no estádio Jair Toscano. Ambos têm nove pontos, com o Madureira ocupando o sétimo lugar por ter saldo de gols superior.
Concluindo a classificação, a Portuguesa está em nono lugar, também com nove pontos, mas atrás do Audax por ter feito menos gols no campeonato. Em 10º e 11º aparecem o Nova Iguaçu, com sete pontos, e o Resende, com quatro. Os clubes se enfrentam neste sábado, às 15h30, no Laranjão. Já o Boavista, adversário do Vasco na segunda-feira, é o lanterna, com somente dois pontos, ocupando a posição de rebaixamento.
Outras competições — Na última terça-feira (21), o Flamengo foi derrotado por 1 a 0 pelo Independiente del Valle, em Quito, no Equador, pelo jogo de ida da Recopa Sul-Americana. As equipes voltam a se enfrentar na próxima terça (28), às 21h30, no Maracanã, com o Fla precisando vencer por pelo menos dois gols de diferença para conquistar o título. Em caso de triunfo rubro-negro por um gol de diferença, haverá decisão nos pênaltis.
Na última quinta-feira (22), o Volta Redonda se classificou à segunda fase da Copa do Brasil ao vencer o Falcon-SE por 3 a 1, no estádio Batistão, em Aracaju. O Vasco estreou na quinta (23) e também avançou, fazendo 4 a 0 no Trem-AP, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Entre os representantes do Rio na Copa do Brasil, o Resende, o Nova Iguaçu e o Botafogo disputarão a primeira fase na próxima semana, contra Ferroviário-CE, Vitória e Sergipe-SE, respectivamente. Flamengo e Fluminense entrarão somente na terceira fase, por terem se classificado também para a Copa Libertadores da América.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS