Olimpíada Brasileira de Cartografia com tema "Amazônia no Mapa"
- Atualizado em 09/04/2023 17:24
Voltada para estudantes entre 13 e 19 anos das redes pública e particular, a Olimpíada Brasileira de Cartografia (Obrac) está com inscrições abertas até o dia 20 de maio. “Amazônia no Mapa” é o tema deste ano. O evento acontece de forma virtual e prática sendo que grande parte das atividades são realizadas à distância por meio da plataforma de ensino Moodle. A inscrição é gratuita e será realizada pela escola, que poderá inscrever até três equipes.

De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Márcia Scot, esta edição será executada em 3 etapas. As duas primeiras serão realizadas na Plataforma Moodle de ensino à distância. A primeira etapa é constituída por provas teóricas e, a segunda, serão realizadas atividades práticas, como por exemplo, a construção de instrumentos cartográficos, mapas analógicos e digitais, maquetes, elaboração de curta-metragem, Cartografia cinematográfica.

“Nesta Etapa, são produzidos vídeos sobre as atividades desenvolvidas, os quais devem mostrar e comprovar o envolvimento das equipes na execução das atividades propostas. Na Etapa Final presencial, as 3 equipes com melhor desempenho nas etapas anteriores participam, no Rio de Janeiro, de uma prova prática presencial, a corrida de orientação, um esporte que alia atividades físicas e cognitivas, onde disputam as três colocações”, explica Ana Márcia.

Podem participar alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com matrícula ativa, das escolas da rede pública e privada. Professor e coordenador da área de Geografia da Rede Municipal, Leandro Gomes Pessanha, falou sobre a importância das olimpíadas para os alunos.

“A linguagem cartográfica é fundamental para a organização do espaço e para a compreensão do modo como a sociedade ocupa esses espaços e mantém suas relações com eles. Sendo assim, a Olimpíada Brasileira de Cartografia tem como objetivos principais: desenvolver nos alunos o pensamento espacial, promover o conhecimento geoespacial, promover o conhecimento cartográfico a favor da cidadania, conscientizar sobre a importância da cartografia como planejamento e desenvolvimento do nosso país, além de desenvolver nos alunos espírito de cooperação por meio de trabalho em equipe contribuindo para o processo de aprendizagem”, disse Leandro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS