Livraria mais antiga do Brasil, Ao Livro Verde já pediu autofalência
Matheus Berriel 26/06/2023 19:49 - Atualizado em 28/06/2023 10:13
Ao Livro Verde foi fundada em 1844
Ao Livro Verde foi fundada em 1844 / Foto: Rodrigo Silveira
Desde que a Folha da Manhã noticiou o risco de fechamento de Ao Livro Verde, no último dia 14, foi fortalecido um movimento com intuito de evitar tamanha perda histórico-cultural. Afinal, a livraria não apenas é a mais antiga de Campos, como também a mais antiga do Brasil, fundada em 1844. O que a população campista ainda desconhecia é que, desde 31 de maio, já tramita na 5ª Vara Cível da Comarca de Campos um pedido de autofalência do empreendimento. A informação foi divulgada nas redes sociais pelo jornalista Vitor Menezes e confirmada pelo blog na tarde desta segunda-feira (26).
De acordo com a petição inicial, Ao Livro Verde possui R$ 1.886.264,91 em dívidas, enquanto seu ativo total é de R$ 735,808,55, entre estoque de mercadorias, saldo em caixa, saldo em conta bancária e recebíveis de cartão de crédito. Inclusive, foi solicitada gratuidade de Justiça, provisoriamente deferida após embargos de declaração.
Em entrevista à Folha no último dia 13, quando a livraria completou 179 anos, seu atual proprietário, Ronaldo Sobral, demonstrou preocupação com o futuro da mesma. "Meu interesse é vender a livraria para um grupo forte. Com o crescimento das vendas pela internet, imagina o valor que pode ter o site da Ao Livro Verde, pelo nome e pela tradição que esta livraria possui", disse na ocasião.
O comentário de Ronaldo Sobral foi feito durante um café da manhã organizado pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, Edvar Júnior, como forma de buscar alternativas para que o fechamento seja evitado. Além de Ronaldo e Edvar, também participaram do encontro o responsável técnico pelo escritório regional do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) no Norte Fluminense, Geovani Laurindo Filho; o presidente do grupo de Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa e Adjacências (Carjopa), Expedito Filho; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejo) de Campos, Maurício Cabral; o superintendente da CDL Campos, Nilton Miranda; a subsecretária municipal de Turismo, Patrícia Cordeiro; o arquiteto Renato Siqueira; o guia turístico Everaldo Reis; o jornalista e poeta Aluysio Abreu Barbosa, diretor de Redação da Folha; e o também jornalista Aloysio Balbi.
No último dia 21, vários membros da Academia Campista de Letras (ACL) celebraram o 84º aniversário da entidade com um café da manhã em Ao Livro Verde, reforçando o movimento de apoio. Estiveram presentes acadêmicos como o advogado, professor e escritor Christiano Fagundes, presidente da ACL; o jornalista e professor Fernando da Silveira, frequentador assíduo da livraria; o advogado Levy Quaresma; o poeta e escritor Adriano Moura; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, Genilson Paes Soares; a historiadora Sylvia Paes, atual gerente de Artes e Culturas da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima; a médica e escritora Vanda Terezinha Vasconcellos, ex-presidente da ACL; o professor Hélio de Freitas Coelho, ex-presidente da Câmara Municipal, entre outros. Nas redes sociais, um abraço em Ao Livro Verde é convocado pela professora, escritora e poeta Sol Figueiredo, presidente da seccional campista da Academia de Letras do Brasil (ALB). A iniciativa está prevista para sexta-feira (30), às 15h, com os participantes vestindo roupas verdes.
Leia também:
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS