Academia Campista de Letras celebra 84 anos com café da manhã na Ao Livro Verde
Matheus Berriel 22/06/2023 11:23 - Atualizado em 22/06/2023 13:40
Evento reuniu vários membros da ACL
Evento reuniu vários membros da ACL / Foto: Divulgação
A tradicionalíssima Ao Livro Verde foi o local escolhido para a celebração do 84º aniversário da Academia Campista de Letras, nessa quarta-feira (21). Um café da manhã foi realizado por lá em demonstração de apoio à livraria, que é a mais antiga do Brasil, com 179 anos de existência, mas corre risco de fechar as portas devido ao esvaziamento do Centro de Campos e a consequente queda nas vendas.
— A ACL e a Ao Livro Verde são duas instituições de muita importância para a cultura, mormente para a literatura na região — destaca o presidente da Academia Campista de Letras (ACL), o advogado, professor e escritor Christiano Fagundes. — São instituições que têm a resistência como marca e que sempre caminharam de mãos dadas, parafraseando o poeta de Itabira, Carlos Drummond de Andrade. Nessa toada poética, festejamos os 84 anos da ACL na livraria mais antiga do país — complementa.
Participaram do café da manhã acadêmicos como o jornalista e professor Fernando da Silveira, frequentador assíduo de Ao Livro Verde; o advogado Levy Quaresma; o poeta e escritor Adriano Moura; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, Genilson Paes Soares; a historiadora Sylvia Paes, atual gerente de Artes e Culturas da Fundação Oswaldo Lima; a médica e escritora Vanda Terezinha Vasconcellos, ex-presidente da ACL; o professor Hélio de Freitas Coelho, ex-presidente da Câmara Municipal, entre outros. Eles foram recepcionados pelo dono da livraria, Ronaldo Sobral.
Desde que a Folha da Manhã noticiou o risco de fechamento de Ao Livro Verde, no último dia 14, foi fortalecido um movimento com intuito de evitar tamanha perda histórico-cultural. Na véspera (13), a própria Folha esteve representada em um café da manhá entre lideranças empresariais, da imprensa, da cultura e do turismo, realizado em Ao Livro Verde pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, Edvar Júnior. Nas redes sociais, um abraço na livraria é convocado pela professora, escritora e poeta Sol Figueiredo, presidente da seccional campista da Academia de Letras do Brasil (ALB). A iniciativa está prevista para o próximo dia 30, às 15h, com os participantes vestindo roupas verdes.
Leia também:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS