CDL reúne vereadores contra novo Código e Wladimir critica "quem quer tumultuar"
14/06/2021 22:44 - Atualizado em 14/06/2021 22:53
Foto: Rodrigo Silveira
Foto: Rodrigo Silveira
Em uma semana que promete ser decisiva para a Prefeitura de Campos sobre a proposta de minirreforma no Código Tributário, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) realizou, na noite desta segunda-feira (14), em conjunto com outras entidades do setor produtivo, uma nova reunião com vereadores para pressionar os parlamentares pela reprovação do projeto. Foram convidados todos os integrantes do Legislativo, mas compareceram apenas vereadores da oposição ou considerados independentes. Ao mesmo tempo, o prefeito Wladimir Garotinho (PSD) postou um vídeo nas redes sociais onde criticou aqueles, segundo ele, “que querem tumultuar”.
Empresários e políticos terminaram o encontro irredutíveis contra qualquer tipo de aumento de impostos, mas não há definição tanto de governistas como de oposicionistas sobre quem terá maioria ou sobre quando o projeto vai entrar em pauta de votação. Na última sexta-feira (11), em entrevista à Folha FM, Wladimir afirmou que encaminharia o texto nesta semana à Câmara porque busca um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para a utilização dos royalties do petróleo para pagamento dos servidores.
Além de representantes do setor produtivo, estiveram presentes também os vereadores Rogério Matoso (DEM), Helinho Nahim (PTC), Abdu Neme (Podemos), Anderson de Matos (Republicanos), Rapahel Thuin (PTB) e Nildo Cardoso (PSL).
“A pressão está surtindo efeito. Estamos em uma democracia. Entendemos as dificuldades do município, mas a solução não é aumentar a carga tributária. Às vezes temos que nos posicionar mais veementemente na Câmara, vamos entender o voto de todo mundo, mas vamos lutar até o final para convencer todos contra esse projeto. Esperemos que essa mobilização da classe produtiva continue”, disse Rogério Matoso.
Thuin também foi outro parlamentar que se mostrou contrário ao projeto e defendeu a redução de impostos. “Não vemos sempre uma união como essa na sociedade e reafirmo meu posicionamento desde o início, que é contra aumento de tributos. Eu torço para o governo dar certo, mas esse não é o caminho. No dia da sessão, não dá para votar 13 projetos até as 3h. Levantei e disse que não votava o Código Tributário. Ao invés de aumentar os impostos, teria que tirar multa e juros do IPTU para as pessoas pagarem seus atrasados. Assim que o município arrecada mais”.
Presidente da CDL, José Francisco Rodrigues declarou que Wladimir “atropela o eleitorado” ao propor o novo Código Tributário. “Ele atropelou não só a Câmara no processo de votação do pacote, como atropelou o eleitorado inteiro. Ninguém votou nele para aumentar impostos. Quando estive com Wladimir, disse em como estava envergonhado, como cidadão, do município chegar ao ponto de utilizar os royalties para pagamento de pessoal. Os royalties eram para o progresso da cidade. Mas, enquanto o Brasil está discutindo a redução da carga tributária, Campos está na contramão da história”.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Leonardo Castro de Abreu, classificou o encontro como “histórico”: “A noite de hoje foi histórica porque reunimos vários segmentos do setor produtivo de Campos, que se uniu para dizer não ao aumento da taxa e tributos do Código Tributário. Não estamos contra ao governo, pelo contrário, torcemos pelo desenvolvimento de Campos", finalizou Leonardo.
Resposta
 
 
Ao mesmo tempo que ocorria a reunião na CDL, Wladimir postou um vídeo nas redes sociais onde critica vereadores que participaram da base do governo anterior e que são contrários ao novo Código Tributário. Na publicação, o prefeito diz que não é verdade que a Prefeitura queira aumentar impostos e acusou a oposição de “não querer ver o governo dar certo”.
Leia abaixo alguns trechos e veja o vídeo publicado por Wladimir:
Estão tentando fazer um movimento alegando que a Prefeitura está tentando aumentar abusivamente alguns impostos. Isso não é verdade. Quem está por de trás desse movimento são as mesmas pessoas que participaram ativamente do governo Rafael Diniz. São ex-vereadores, ex-secretários e algumas pessoas da sociedade também ligadas ao governo Rafael Diniz, que ajudaram a destruir a cidade e deixar nesta situação atual. O que estamos fazendo é a nossa obrigação. É para isso que vocês me elegeram, para colocar a cidade novamente nos trilhos para que a gente possa ter um futuro melhor. Pegamos a cidade com os salários atrasados e estamos colocando em dia, inclusive o 13º que o ex-prefeito e essas pessoas deixaram.
Eles, inclusive, extrapolaram o limite de gasto com pessoal, como manda o Tribunal de Contas do Estado. Se a gente não ajustar a Prefeitura, os funcionários podem ficar sem receber outra vez e, quem sabe, até mesmo servidor ter de ser demitido. Eles destruíram a cidade e agora estão fazendo um movimento político para não deixar que a gente corrija os rumos da nossa querida Campos.
Estou, sim, encaminhando uma proposta à Câmara para ajuste na cidade e não é verdade o que estão tentando mentir que estamos querendo aumentar IPTU ou taxa de iluminação. Nada disso é verdade. O que estamos fazendo é ajustar o município para a realidade que a gente vive para que a gente possa ter segurança em tomar as medidas necessárias e fazer nossa cidade crescer novamente. Cabe aos vereadores, àqueles que querem ajudar o município a sair dessa situação ou àqueles que querem tumultuar porque são oposição por oposição, por fazerem parte do governo Rafael e não querem ver nosso governo dar certo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS