Mapa de Risco Covid-19: estado permanece em bandeira laranja
05/06/2021 12:25 - Atualizado em 05/06/2021 12:32
A 33ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nessa sexta-feira (4) pela secretaria de Estado de Saúde, mostra que o estado do Rio de Janeiro se mantém em bandeira laranja (risco moderado de contrair a doença). As nove regiões permanecem com a mesma cor de bandeira da semana passada: Metropolitana I, Baía da Ilha Grande e Noroeste mantêm-se com risco alto (bandeira vermelha); Baixada Litorânea, Centro-Sul, Médio Paraíba, Metropolitana II e Serrana seguem na laranja; e apenas o Norte Fluminense continua na bandeira amarela.
A análise compara a semana epidemiológica 20 (16 a 22 de maio) com a 18 (02 a 08 de maio) de 2021. Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).
O estado do Rio de Janeiro apresentou uma redução de 25% no número de óbitos, e as internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) caíram 21% na comparação entre as semanas epidemiológicas analisadas. As taxas de ocupação de leitos no estado, nessa sexta-feira, eram 83% para leitos de UTI e 56% para leitos de enfermaria.
Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.
Fonte: Governo do Estado RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS