Rebaixamento ou não do Goytacaz à Terceirona do Estado será definido nesta quarta no STJD
- Atualizado em 01/06/2021 23:55
O Goytacaz saberá nesta quarta-feira (2) se vai poder disputar a Série A2 do Campeonato Estadual, que começa no próximo sábado (5), ou se terá confirmada a queda à terceira divisão. O caso de escalação irregular do meia Pepeu em partida da Série B1 do ano passado é o terceiro pauta da sessão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), marcada para começar às 10h. Caso o órgão mantenha a decisão de segunda instância, que puniu o Goyta com três pontos na citada competição, o Alvianil da rua do Gás estará oficialmente rebaixado.
Há duas semanas, o auditor relator do caso no STJD, Sérgio Leal Martinez, já indeferiu o pedido de efeito suspensivo do Goytacaz quanto à decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Rio de Janeiro (TJD-RJ), que em abril condenou o Goyta por cinco votos a zero. Sendo mantida a punição no julgamento do mérigo, a vaga conquistada pelo Goyta na Série A2 será herdada pelo Audax Rio, que, inclusive, já consta na tabela da segunda divisão, mas com asterisco de jub judice.
Em março, o caso já passou pelo Pleno do STJD, que, na ocasião, o devolveu TJD-RJ por unanimidade, sob argumento de que o mérito não havia sido julgado no órgão de segunda instância. Isto porque, inicialmente, o TJD-RJ anulou o processo por entender que na ocasião em que foi feita a denúncia pelo presidente do Serra Macaense, o mesmo cumpria suspensão de 15 dias, portanto não poderia assinar o ofício. Após o retorno à segunda instância, veio a condenação atual, que tira o Goyta da nova Série A2.
O caso — O Serra Macaense denunciou à Procuradoria do TJD-RJ que o contrato do meia-atacante Pepeu terminou em 9 de novembro de 2020, dois dias antes do jogo em que ele foi titular, contra o próprio Serra, e o Goytacaz venceu por 1 a 0 em Nova Friburgo. Na data da partida, o nome de Pepeu não constava no Boletim Informativo de Registro de Atletas (Bira) da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). Apenas dois dias após o confronto, em 13 de novembro, foi publicado no Bira o novo contrato do jogador, no mesmo dia em que o Serra Macaense encaminhou a notícia de infração.
O Goytacaz considera que o regulamento geral de competições estaduais do Rio permitia a renovação com atletas, o que teria sido feito no dia 10, véspera do jogo, e dava prazo de 15 dias para que a renovação seja protocolada.
Último classificado à Série A2 do Estadual, em caso de condenação o Goyta perderá a vaga para o Audax, que terminou a Série B1 como nono colocado, apenas um ponto do Alvianil campista. Quem ficar com a vaga tem estreia marcada para sábado, às 15h, contra o Sampaio Corrêa, no estádio Lourival Gomes, em Saquarema.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS