MPE instaura inquérito para investigar mortes de puérperas e bebê no HPC
Dora Paula Paes 01/06/2021 19:53 - Atualizado em 01/06/2021 20:51
Hospitais da rede contratualizada, Santa Casa e Plantadores de Cana
Hospitais da rede contratualizada, Santa Casa e Plantadores de Cana / Divulgação
A morte de três puérperas e um bebê, na unidade referência de tratamento Covid-19 para gestantes, no Hospital Plantadores de Cana, levou a Promotoria de Tutela Coletiva da Infância e Juventude de Campos a instaurar um inquérito para apurar os casos. As mortes ocorreram entre sexta-feira (28) e sábado (29).  O prazo para a resposta da unidade é de cinco dias.
Nesta terça-feira (1º), a promotoria enviou ofício ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) e à Vigilância Sanitária solicitando informações sobre as vistorias na maternidade.
Segundo a nota, o Ministério Público solicita a direção do HPC esclarecimentos sobre a estrutura de atendimento oferecido às gestantes, parturientes e seus bebês, a existência de enfermarias, salas de parto e UTI de isolamento, além do número de gestantes e recém-nascidos internados na unidade com suspeita ou confirmação de Covid-19 e as providências adotadas para testagem de outros pacientes que tenham tido contato com as puérperas e os recém-nascidos que vieram a óbito devido ao vírus.
A direção do Hospital Plantadores de Cana esclarece que ja respondeu a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e Juventude que as gestantes já chegaram a unidade infectadas com a Covid-19. Ainda segundo a direção, a Promotoria também foi informada que durante o período que as gestantes permaneceram no hospital, elas ficaram na Unidade Tratamento Intensivo (UTI), destinada a pacientes com a Covid-19.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS