Semana da Imprensa acontece até sexta com debates sobre checagem de fake news e oficinas
- Atualizado em 08/06/2021 22:09
Editora do Folha1, Joseli Matias participou de debate nessa terça
Editora do Folha1, Joseli Matias participou de debate nessa terça / Reprodução/YouTube
Desde segunda-feira (7), está sendo realizada pela Associação de Imprensa Campista (AIC) a 31º edição da Semana da Imprensa, que acontece com formato virtual pelo segundo ano consecutivo em razão da pandemia de Covid-19. Em parceria com o Centro Universitário Fluminense (Uniflu) e com apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, acontecem oficinas com inscrições prévias no site do Uniflu, todas por meio da plataforma Google Meet, às 18h40, e debates com transmissão ao vivo no canal de YouTube “Pensamento Acadêmico”, sempre às 20h, tendo como tema principal o trabalho de checagem de notícias em período marcado pela disseminação de fake news.
— É uma alegria muito grande para a AIC estar realizando essa 31ª Semana da Imprensa. É um marco muito importante, pois são 31 edições ininterruptas — disse o presidente da entidade, Wellington Cordeiro. — Vale o registro também da criação da primeira Semana da Imprensa, uma iniciativa do ex-presidente da AIC Hélio Cordeiro, que faria parte da mesa de abertura nesta edição, mas está hospitalizado, se recuperando de uma pequena cirurgia, e não pôde participar. Ele foi reverenciado na abertura. E continuamos, a semana inteira, oferecendo oficinas na área da comunicação e debates importantes, que têm como tema exatamente o enfrentamento ao noticiário falso — pontuou.
Editora do portal Folha1, do Grupo Folha de Comunicação, a jornalista Joseli Matias participou nessa terça (8) de um bate-papo sobre a checagem de fake news com a jornalista e professora Ulli Marques. A mesa virtual foi mediada pela professora e antropóloga Thais Nascimento, que leciona no curso de Jornalismo do Uniflu.
— Acho muito válida a escolha da temática fake news para ser abordada na Semana da Imprensa, especialmente neste período em que a desinformação tem sido usada como estratégia política, tanto pelos próprios agentes quanto por correligionários. Cabe aos jornalistas levantar a bandeira da imprensa livre e qualificada, com papel essencial em toda democracia — afirmou Joseli Matias.
Também nessa terça, Thais Nascimento comandou a oficina “Construção do artigo científico”. Na segunda-feira, a jornalista Suzy Monteiro deu dicas e orientações sobre escrita e edição do texto jornalístico, enquanto Wellington Cordeiro fez uma live de abertura oficial junto à coordenadora do curso de jornalismo do Uniflu, Simone Barreto, e ao presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio, Mário Souza.
Nesta quarta (9), o evento segue com a oficina “Uso de dados públicos no jornalismo”, com o jornalista Gustavo Smiderle, e o debate “Fake news - Bolhas ideológicas e pós-verdade no contexto da Covid no Brasil”, com a as jornalistas Liliane Barreto e Jacqueline Deolindo, esta também professora do Uniflu. Na quinta (10), será a vez da oficina “Startups e inovação no jornalismo”, com o jornalista Mozarth Dias, e da mesa virtual “ÉNois na checagem de conteúdos jornalísticos”, com a analista de distribuição do projeto ÉNois Conteúdo, Gabriella Mesquita, e o professor e jornalista Vitor Menezes.
— A gente gosta de realizar os eventos presencialmente. Porém, de certa forma, a programação virtual tem dado uma contribuição no tocante à gente ter condições de convidar também pessoas de fora da cidade para participar — disse o presidente da AIC. — Esperamos estar contribuindo não só com o profissional de comunicação, mas também com toda a sociedade, porque, se o profissional de imprensa produz, quem consome são os leitores, telespectadores e ouvintes. Então, é um compromisso da AIC levar esse evento adiante, e conseguimos mais uma vez — acrescentou.
Fechando a programação, na sexta-feira (11) haverá a oficina “Produção de crônicas jornalísticas e literárias”, também com Vitor Menezes, e o debate “Manipulação fotográfica na imprensa de ontem e hoje”, com o fotógrafo, designer e pesquisador Leonardo Vasconcelos e mediação de Mozarth Dias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS