Sem veto do STF, Copa América começa neste domingo
- Atualizado em 11/06/2021 17:30
Sem veto no Supremo Tribunal Federal (STF), que rejeitou na quinta-feira (10) três ações pedindo a suspensão da Copa América, o torneio de seleções começa neste domingo (13) com o jogo entre Brasil e Venezuela. Marcada para as 18h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília., a partida é válida pelo Grupo B.
Na mesma chave do Brasil, Colômbia e Equador se enfrentam às 21h de domingo, na Arena Pantanal, em Cuiabá. O Peru folga.
A primeira rodada termina na segunda-feira (14), com dois jogos pelo Grupo A. às 18h, a Argentina encara o Chile no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Já às 21h, o Paraguai enfrenta a Bolívia no Olímpico de Goiânia.
Julgamento — A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal votou para manter a realização da Copa América no Brasil. O tema foi julgado no plenário virtual, com manifestação eletrônica dos ministros.
A ação apresentada pelo PSB, que teve como relatora a ministra Carmem Lúcia, foi rejeitada por nove ministros por questões processuais. Dos outros dois restantes, Edson Fachin votou para que a decisão sobre a realização da Copa América fosse dos gestores públicos, e não do Judiciário, e Alexandre de Moraes votou pela realização da Copa América, desde que sejam adotados protocolos de segurança sanitária adequados. Já a ação da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, também com Carmen Lúcia de relatora, foi unanimemente rejeitada por questões processuais.
Na ação apresentada pelo PT, que teve o ministro Ricardo Lewandovski como relator, foram seis fotos pela rejeição por questões processuais, e cinco pela rejeição da ação, mas obrigando o governo a fazer um plano de segurança para o evento. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS