Renovação na política local
Aluysio Abreu Barbosa 09/12/2019 21:30 - Atualizado em 12/12/2019 14:35
Em um país onde os partidos políticos sofrem amplo descrédito, o movimento suprapartidário RenovaBR ganhou notoriedade por estar ligado a jovens lideranças políticas, como os deputados federais Tabata Amaral (PDT/SP) e Felipe Rigoni (PSB/ES), que sofreram sanções dos seus partidos por tê-los contrariado ao votar a favor da reforma da Previdência. Após ajudar a eleger 17 parlamentares ao Congresso Nacional e Assembleias Legislativas na eleição de 2018, o RenovaBR celebrou em São Paulo, no último sábado, a formação política de mais de 1.170 alunos, de mais de 400 municípios brasileiros, entre eles quatro de Campos, um de São João da Barra e um de Macaé.
De Campos, foram Fernando Loureiro (Cidadania), subsecretário municipal de Planejamento; Frederico Monteiro (Cidadania), assessor de gabinete da secretaria municipal de Educação; Roberto Uchôa (sem partido), policial federal e especialista em Segurança Pública pela UFF; e Thiago Navarro (PSC), professor da rede municipal. Completaram o grupo da região Danilo Barreto (sem partido), de São João da Barra, mestrando em Políticas Sociais da Uenf; e Daniel Raony (de saída do PRB), advogado, subprocurador da Câmara Municipal de Macaé. À exceção de Frederico, os outros cinco se assumem como pré-candidatos a vereador em seus municípios.
— Ao todo, 1.170 cidadãos de todo o Brasil, entre os mais de 31.000 candidatos, celebraram juntos esta conquista, em meio a dezenas de políticos e autoridades convidadas, confirmando que é chegada a hora de renovar definitivamente a política brasileira, com pessoas comuns, preparadas e comprometidas em realizar coisas fora do comum — disse Loureiro.
Frederico Monteiro, por sua vez, afirmou que o curso ajuda a fortalecer a democracia. “Tive a oportunidade de conhecer e debater ideias com pessoas de diferentes espectros ideológicos. Apesar de ser um movimento apartidário, o RenovaBR tem ajudado no fortalecimento da democracia. Aliás, muitos que estavam na formatura já estão a procura de partidos políticos para se filiar. Enquanto outros, como eu, já entraram no curso filiados a algum partido. Em um momento delicado no nosso país, espero que cada vez mais existam iniciativas que visem o fortalecimento do espírito democrático”.
Roberta Uchôa ressaltou o impacto que poderá ter na política. “Com a presença de autoridades da República e lideranças políticas e empresarias, ficou clara a relevância do evento, restando saber qual o impacto que a entrada desses alunos na política irá causar no cenário político partidário”, relatou.
Daniel Raony afirmou que uma iniciativa como do RenovaBR contribuem para melhoria da política nacional. “Ele (RenovaBR) existe para ajudar gente honesta e competente a participar ativamente das questões políticas no nosso país, selecionando e preparando pessoas comuns, como eu, para renovar os quadros, e sobretudo, as práticas da política. Isto porque, do que adianta uma novidade com práticas velhas?”, declarou.
Danilo Barreto finalizou relatando que a formatura significa esperança na política. “A formatura representa, acima de tudo, esperança. Esperança do resgate do verdadeiro significado da política, de que ainda existem pessoas dispostas a fazer a diferença no meio em que vivem e que ainda há aqueles que acreditam que a mudança que o Brasil precisa começa em nós e em nossos municípios”.
Além dos jovens e promissores deputados federais Tabata Amaral, que discursou em nome dos ex-alunos, e Felipe Rigoni, estiveram presentes outros dez deputados federais e sete estaduais, de legendas variadas. Todos foram alunos do programa em 2018. Também prestigiaram o evento o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM/RJ), o senador Alessandro Vieira (Cidadania/SE) e o vereador de Belo Horizonte Gabriel Azevedo (PHS). 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS