Emart apresenta performance cênica no Centro Macaé de Cultura
09/12/2019 16:24 - Atualizado em 17/12/2019 17:07
Espetáculo é resultado de trabalho com o poeta, antropólogo, pesquisador e professor Paulo Azevedo
Espetáculo é resultado de trabalho com o poeta, antropólogo, pesquisador e professor Paulo Azevedo / Divulgação-Secom Macaé
A Escola Municipal de Artes Maria Guedes (Emart) apresenta nesta terça-feira (08) o grupo de pesquisa e criação em linguagem cênica DEFORMAÇÃO, com a “Ocupação 5 ou 6 atos para depois das 4”. O espetáculo é resultado de um trabalho com o poeta, pesquisador, antropólogo e professor Paulo Azevedo, doutor em ciências sociais, que acaba de realizou neste semestre a oficina “DEFORMAÇÃO”. A apresentação será a partir das 16h, nas dependências do Centro Macaé de Cultura, com entrada gratuita.
Durante os últimos dois anos, Paulo trabalhou oficinas específicas para cada um dos quatro conceitos: desconstrução, desequilíbrio, desobediência e deformação. Elas formam o quadro teórico-prático para essa pesquisa em linguagem cênica contemporânea. Por isso mesmo, o espetáculo é uma mistura de linguagens, passando pela dança, pela expressão corporal, pela poesia e o teatro.
O trabalho iniciado para desenvolver um espetáculo acabou gerando um Núcleo de Criação e Pesquisa em Artes Cênicas. Paulo Azevedo diz ter notado que os participantes queriam mais, demonstrando o desejo de continuar o trabalho de pesquisa. Assim, ele propôs o Núcleo e a turma prontamente aceitou.
Obra será apresentada a partir de 16h
Obra será apresentada a partir de 16h / Divulgação-Secom Macaé
No espetáculo que vai ser apresentado, o público é também convidado a participar, caminhando com os atores pelos vários andares do Centro Cultural para acompanhar as cenas que se desenrolam. Os quatro conceitos que fundamentam a pesquisa aparecem. “Passa-se pelas quatro. A desobediência é sempre a coluna vertebral. O desequilíbrio, os membros, o coração, o pulmão, a desconstrução, a pele, a deformação e a poética... Esta série de performances é uma experimentação de estímulos coletivos em que fui achando as potências individuais dos participantes”, explicou Paulo.
Fonte: Prefeitura de Macaé.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS