Projeto "Por Todo Canto" leva 'sentimentos musicados' a asilos, orfanatos e hospitais de Campos
Matheus Berriel - Atualizado em 13/12/2019 21:48
Grupo é formado por voluntários
Grupo é formado por voluntários / Reprodução/Instagram
Reunir pessoas com o objetivo em comum de compartilhar carinho, afeto, atenção e amor a pessoas que por algum motivo estão privadas do convívio familiar e social. Esta é a proposta do projeto voluntário “Por Todo Canto”, que, por meio da música, tem proporcionado momentos prazerosos em asilos, orfanatos e hospitais de Campos. Em clima natalino, acontece neste sábado (14) a última visita do ano, de 14h às 16h, no Lar da Criança Renascer.
O espírito natalino esteve presente no embrião do projeto, datado de 2005. À época, o regente coral, educador musical e professor Leônidas P. Viana Júnior criou o projeto “Natal Compartilhado”.
— Eu trabalhava com coros de igreja e saía em asilos, corredores de hospitais, em praça pública e de praça de alimentação de shopping. Na ocasião, fazia divulgação dos musicais que produzia com eles. Além de divulgar as atividades dos coros também tinha o lado social e terapêutico que a música exerce — contou Leônidas.
Numa ocasião, uma enfermeira questionou o motivo de as visitas acontecerem apenas no período de fim de ano. Foi o estímulo que faltava para que a ideia crescesse, tendo início as visitas esporádicas em outros meses, agora como “Cantoria”. Apesar do desenvolvimento, o projeto teve um longo período de inatividade: cerca de quatro anos. Em 2019, Leônidas decidiu reunir pessoas para retomar a ação social com nova identidade: “Por Todo Canto”.
— Levamos um pouco de esperança através de canções populares e folclóricas. Importante ressaltar que não fazemos apresentações, são visitas. O grupo é todo formado por voluntários. Somos 35 pessoas atualmente, que atuam atuam de forma alternada, revezando de acordo com a disponibilidade de cada um. As visitas geralmente ocorrem de 15 em 15 dias, todas com agendamento prévio — detalhou.
Neste ano, já foram visitados locais como a Casa de Acolhimento de Menores Lara, o próprio orfanato Renascer, o Asilo Nossa Senhora do Carmo e alas do Hospital Ferreira Machado e da Santa Casa de Misericórdia de Campos. Informações sobre as visitas são divulgadas pelo Instagram @portodocanto1. Os interessados em fazer parte do grupo podem entrar em contato por meio da rede social.
— Primeira característica: tem que gostar de gente. E também gostar de cantar, se possível ter alguma experiência com canto em grupo, como corais, madrigais, banda, ou mesmo solo. Até mesmo porque a tônica do projeto é visita cantada, daí também o nome “Por Todo Canto” — explicou Léo, como também é conhecido o líder do projeto.
Também no Instagram, são publicados vídeos de momentos marcantes. Em um deles, uma idosa se emociona enquanto os visitantes cantam “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos. A mesma música foi acompanhada com alegria pela por outra senhora.
— É um prazer participar. A gente sai de lá mais leve, com a certeza de que conseguimos espalhar um pouco de amor para acalentar aqueles corações — relatou a participante Simone Reis em postagem do projeto na rede social.
Voluntários fazem revezamento em visitas a entidades
Voluntários fazem revezamento em visitas a entidades / Reprodução/Instagram

ÚLTIMAS NOTÍCIAS