Cineclube Goitacá se despede de 2019 com 'Os Bons Companheiros'
Matheus Berriel 12/12/2019 19:38 - Atualizado em 17/12/2019 17:12
Felipe Fernandes, Lucas Rodrigues e Gustavo Oviedo apresentaram a última sessão do ano
Felipe Fernandes, Lucas Rodrigues e Gustavo Oviedo apresentaram a última sessão do ano / Rodrigo Silveira
A programação de 2019 do Cineclube Goitacá foi encerrada na noite de quarta-feira (11) com a exibição do filme “Os Bons Companheiros” (Goodfellas, 1990), filme dirigido pelo estadunidense Martin Scorsese. Foram responsáveis pela sessão o publicitário e advogado Gustavo Alejandro Oviedo, o estudante Lucas Guimarães Rodrigues Barbosa e o publicitário Felipe Fernandes, este crítico de cinema da Folha da Manhã. Ainda não foi definida a data da primeira sessão de 2020.
— O filme teve uma boa recepção do público, que se surpreendeu com a narração vertiginosa e com a música, que acompanhava a passagem do tempo da história. Durante o debate, foi confirmado pela maioria que se trata do melhor filme de Scorsese, e até se chegou a aventar a teoria de que (Quentin) Tarantino tenha se inspirado no estilo de direção — disse Gustavo Oviedo, um dos apresentadores.
No debate após a exibição, a trajetória de Martin Scorsese foi um dos temas mencionados.
— Falamos sobre o processo da escolha do filme. Sempre que conversamos, acabamos comentando desse filme. Logo, foi uma escolha meio natural. Falamos da carreira do Scorsese, sobre como “Os bons companheiros” traz um tom mais pessoal aos filmes da máfia, aborda como aqueles homens acabam formando um grande núcleo, onde suas esposas e filhos se relacionam diretamente, quase como uma família mesmo — pontuou Felipe Fernandes.
O longa-metragem é baseado no livro “Wiseguy”, de Nicholas Pileggi, que divide o roteiro com Scorsese e traz a jornada de Henry Hill (Ray Liotta), um jovem que entra muito cedo pra máfia italiana e ascende o dentro do grupo. Além de Ray Liotta, também integram o elenco nomes como Robert De Niro, Joe Pesci, Lorraine Bracco e Paul Sorvino.
— Acho que o debate foi bastante interessante, apesar de muita gente ter ido embora antes. Acredito que foi devido ao tempo do filme, e talvez do fato de ser um filme bastante violento. Mas, foi comentada a relação com outros filmes de gângster de Scorsese, como “Caminhos Perigosos” (1976), “Cassino” (1995) e “O Irlandês” (2019) — comentou Lucas Rodrigues.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS