Novamente fora de época
14/12/2019 14:28 - Atualizado em 15/12/2019 11:25
Assim como aconteceu neste ano, o Carnaval de 2020 será realizado fora de época na planície goitacá. Pelo menos é o que indica a Associação dos Bois Pintadinhos de Campos (Aboipic), que divulga hoje a data oficial do evento em festa com entrada gratuita, a partir das 15h, na quadra da Mocidade Louca, no Parque Rosário. A Aboipic está em busca de parcerias para realizar a folia no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).
— A gente está pleiteando verba junto ao Governo do Estado, junto à iniciativa privada e também junto ao governo municipal. Mas, a realidade do governo municipal, hoje, nós sa-bemos qual é. Financeiramente falando, é uma realidade muito difícil. A crise está aí, a gente está acompanhando tudo o que vem acontecendo, as dificuldades que o município está pas-sando. É muito complicado. Mas, a gente está reivindicando junto ao governo municipal tam-bém — comentou o presidente da Aboipic, Marciano da Hora, o Dadá.
Em 2020, é provável que a Aboipic encontre resistência para receber verba da Prefeitura. Isso porque havia sido condicionado pelo Conselho Municipal de Cultura (Comcultura) que a libe-ração de R$ 500 mil à entidade realizadora neste ano só aconteceria — e aconteceu — com a garantia de que a festa voltasse para o período oficial em 2020.
— Até o momento, o governo municipal não disse que não vai fazer o Carnaval no ano que vem e colocar recurso. Mas, desde o momento em que você está viabilizando, via Governo do Estado e iniciativa privada, é outro canal de negociação. A gente entende que houve essa pauta no conselho. Mas, se o conselho garantir para a gente o recurso todo para organizar o Carnaval em fevereiro, a gente faz em fevereiro. (Vai ser fora de época) porque não tem condições (de ser na data oficial) — afirmou Marciano da Hora.
Presidente eleito do Comcultura, o professor e pesquisador Marcelo Sampaio mencionou o acordado antes do Festival de Samba de 2019.
— Não é nem uma decisão minha. Ela foi publicada no Diário Oficial quando saiu a publicação daquela reunião em que só houve a liberação dos R$ 500 mil mediante o próximo, no caso 2020, ter sido garantido para a data. Foi uma decisão tomada e publicada em Diário Oficial, não é nem opinião minha ou dos conselheiros — declarou.
Na festa de divulgação da data do Carnaval 2020, estão confirmados shows do grupo Batuka-da Boa, de Marquinho Sá, Crisraquel Marcolino e Serginho Pagodinho. Haverá ainda apresen-tações das baterias das escolas de samba Madureira do Turf e da Mocidade Louca, campeãs do Grupo Especial em 2019, bem como da Velha Guarda do bloco de samba Os Psicodélicos, vencedor de sua categoria ao lado do Castelo do Parque Aurora. Também marcarão presença a Corte do Carnaval, a Corte LGBT e várias passistas. Segundo Marciano da Hora, alguns re-presentantes do Governo do Estado estarão no evento.
Em agosto deste ano, o Festival de Samba, realizado dentro da Semana Municipal do Folclore, representou um grito de resistência da cultura popular em Campos. Mesmo com público ra-zoável na noite de sábado (17) e muito pequeno na de domingo (18), o evento foi visto como positivo pelos envolvidos. Primeiro pelo alto nível dos desfiles, mesmo com as dificuldades financeiras das agremiações; segundo por ter marcado a volta da festa popular, que não ha-via sido realizada nos dois últimos anos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS