Brasil entrega presidência do Brics e destaca trabalho em inovação
14/11/2019 16:08 - Atualizado em 22/11/2019 13:58
O presidente da republica, Jair Bolsonaro durante Conselho Empresarial do BRICS
O presidente da republica, Jair Bolsonaro durante Conselho Empresarial do BRICS / Divulgação/Agência Brasil
O Brasil entregou nesta quinta-feira (14)a presidência rotativa do bloco, após o fim da 11ª Cúpula do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Na avaliação do presidente Jair Bolsonaro, guiado pelo lema “Crescimento Econômico para um Futuro Inovador”, durante este ano, o Brasil conseguiu dar ênfase à inovação, “essencial para fomentar a produtividade e competitividade de nossas economias, condições necessárias para o desenvolvimento e bem-estar dos nossos povos”.
Segundo o presidente, os países do grupo têm buscado criar os meios práticos para que a cooperação ajude a assegurar às economias a permanente atualização tecnológica, exigida pela economia digital, com destaque para a criação da Rede de Inovação do Brics, do Instituto de Redes Futuras e para a parceria para a Nova Revolução Industrial.
—Por meio dessas instâncias, nossos países podem aumentar a pesquisa científica, estimular a produção de bens e serviços inovadores e melhor capacitar os profissionais — destacou Bolsonaro.
O presidente brasileiro destacou a adoção de uma perspectiva pragmática no comércio internacional e a assinatura de acordos entre as agências de promoção de comércio e investimentos. Na área da segurança, o Brasil concentrou esforços no combate ao terrorismo e na luta contra corrupção, em seminários, grupos de trabalho e uma reunião sobre recuperação de ativos.
O discurso foi feito durante a sessão plenária da cúpula do Brics, que aconteceu no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
Em 2020, a Rússia assumirá a presidência rotativa do Brics. De acordo com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, estão programados 150 eventos em diferentes níveis no próximo ano e a expectativa é ampliar a cooperação em política externa nas principais áreas de interesse dos países do bloco.
Fonte: Agência Brasil
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS