Começam ensaios para a Cavalhada
07/12/2019 14:38 - Atualizado em 26/12/2019 14:03
Cavalhada de Santo Amaro
Cavalhada de Santo Amaro / Divulgação
Começam hoje os ensaios para a Cavalhada de Santo Amaro. Unindo fé e cultura, o espetáculo será apresentado dia 15 de janeiro, na arena da praça do distrito campista, que mais uma vez deve receber grande número de turistas.
No dia 05 de janeiro acontecerá a cavalgada, com saída de Mussurepe às 9h, tendo como destino a praça, onde haverá acolhida e vênção do padre Alcemar Pereira da Silva. A programação religiosa terá início no dia seguinte (06), com a abertura do novenário que se estende até 14 de janeiro. Está confirmada uma missa solene celebrada a pelo Bispo titular da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreríz Paz.
No dia 15, as atrações serão o desfile das bandeiras e a tradicional Cavalhada, folguedo de origem lusa com tradição que é preservada pelos moradores de Santo Amaro. A representação na arena é esperada com expectativas pelos jovens que vão se preparar com ensaios todos os domingos.
Presidente da Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima (FCJOL), Cristina Lima destaca que a Festa de Santo Amaro é um evento aguardado e muito prestigiado por toda a comunidade campista , bem como por moradores de regiões vizinhas. Não só pelo grande fervor que o santo desperta nos fieis católicos, mas também pela sua importância histórica, religiosa e cultural.
— Chegando este ano à sua 287ª edição, a festa tem entre suas principais atrações, a Cavalhada, que é a representação de um combate entre mouros e cristãos, uma manifestação que vem se perpetuando como cultura viva, única no Brasil, atualmente. É um momento de fé e cultura da maior importância e, como tal, a Prefeitura Municipal de Campos, através de vários dos seus setores, entre eles a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, se diz presente, reverenciando a tradição e o reconhecimento ao padroeiro da Baixada Campista — disse Cristina. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS